Conecte-se conosco

Bancos

Lucro do BTG Pactual cai no 3º trimestre com despesas operacionais altas

Queda foi de 5,3% no lucro líquido recorrente, chegando a R$ 1,016 bilhão, ante R$ 1,073 bilhão em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Publicado

em

O Banco BTG Pactual comunicou nesta terça-feira, 10, que teve uma queda de 5,3% no lucro líquido recorrente do terceiro trimestre, uma vez que despesas operacionais mais altas ofuscaram a expansão da receita no período.

O lucro líquido recorrente, que exclui itens extraordinários, foi de 1,016 bilhão de reais, ante 1,073 bilhão de reais em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Já as receitas totais do banco cresceram 13%, chegando a 2,478 bilhões de reais, impulsionadas principalmente por empréstimos corporativos e comissões vindas do banco de investimento e da gestão de ativos.

Neste ano, o volume de IPOs no Brasil aumentou mais de 120%, impulsionado por investidores locais que buscam alternativas para retornos de renda fixa baixos e escassos, em uma dinâmica que ajudou o banco.

De acordo com o banco, a entrada líquida de recursos na área de gestão de recursos e de fortunas ultrapassou 37 bilhões de reais no trimestre.

Recentemente, o BTG começou a ampliar sua plataforma de distribuição de varejo. No mês passado, o banco anunciou a aquisição da Necton Investimentos por 348 milhões de reais, com cerca de 16 bilhões de reais custodiados.

A carteira de crédito do banco teve ganhos de 19% no trimestre, para 68,2 bilhões de reais, acima do ritmo de seus pares.

No entanto, as despesas operacionais aumentaram 26% ano a ano, principalmente com bônus e salários. O banco informou que 700 novos funcionários foram contratados desde janeiro, e deve continuar expandindo sua força de trabalho para aumentar sua plataforma de varejo.

Já o retorno sobre o patrimônio líquido do banco foi de 15,7%, 2 pontos percentuais abaixo do trimestre anterior.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS