Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Lula deixa anúncio de CEO da Petrobras (PETR4) para 2023

Caixa e BB (BBAS3) serão presididas por mulheres.

Publicado

em

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP), que deve assumir somente em janeiro, deixou para o próximo ano o anúncio do próximo CEO da Petrobras (PETR4).

Na tarde desta quinta-feira (29), ele informou quase a totalidade dos nomes que irão compor o primeiro escalão do governo.

Do lado corporativo, ele deixou claro que a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil (BBAS3) terão mulheres ocupando a presidência.

Vale destacar que o BB jamais teve uma mulher no comando, desde sua fundação, há 200 anos. Caso se confirme, a iniciativa será histórica tanto para a o banco quanto para o país.

Já a Petrobras estava no radar dos investidores há semanas, e o nome do Senador Jean Paul Prates (PT-RN) era o mais cotado até então.

Entretanto, por uma série de questões burocráticas, ele vem perdendo força, a não ser que Lula consiga contornar o próprio estatuto da estatal para posicioná-lo no cargo.

Acontece que regras incluídas na Lei das Estatais e replicadas no estatuto social da Petrobras buscaram evitar políticos no comando da petroleira.

Vai mexer na Petrobras

O senador Alexandre Silveira (PSD-MG) disse hoje que “com certeza o governo Lula vai interferir na política de preços da Petrobras. Ele será o futuro ministro de Minas e Energia (MME).

Para ele, o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) tem de ser visto com os olhos do novo governo.

Vale destacar que a companhia tem estado sob pressão por conta dos sucessivos aumentos de preços dos combustíveis. Por isso, tanto o governo quanto seus gestores sofrem com o descontentamento da população, bem como aperto dos acionistas.

A petroleira é a maior pagadora de proventos do país e a União é o acionista principal.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS