Finanças
Luxo silencioso: nova moda dos super-ricos
Você já notou que os verdadeiramente ricos parecem estar ostentando suas posses e status na sociedade cada vez menos? Isso porque a nova moda é o quiet luxury, cada vez mais presente entre os financeiramente bem-sucedidos.
E é exatamente sobre isso que falaremos aqui, um novo estilo de consumo e basicamente de vida que prefere valorizar a discrição, a qualidade e até a sustentabilidade, em detrimento da ostentação, que era mais comum no passado.
Quiet luxury: o luxo silencioso
Esse conceito se refere, principalmente, à preferência por bens e serviços de alta qualidade, mas discretos, que não chamem a atenção para o status ou a riqueza de quem os consome, ou usa.
Essa tendência vem ganhando muita força entre os super-ricos, como uma espécie de glamour mais autêntico, principalmente quando comparamos com a ostentação, que era simplesmente usar algo que gritasse “eu sou rico”.
Para notar o luxo silencioso, o observador tem que ser muito mais atento e detalhista, além de ser preciso conhecer um pouco mais sobre os verdadeiros preços das coisas, já que uma simples camiseta lisa pode custar uma pequena fortuna, a depender dos materiais utilizados para fazê-la e outros detalhes.
Essa nova tendência pode se manifestar em várias formas, como na escolha de roupas, acessórios, joias, carros, viagens, hotéis, restaurantes e experiências que valorizam o design, a qualidade, a exclusividade e a personalização, mas sem exibir marcas ou símbolos evidentes, que gritem a real opulência da coisa.
Por que o luxo silencioso cresce cada vez mais?
Os motivos para a popularização do quiet luxury são variados, mas podemos atribuir pelo menos parte deles às redes e mídias sociais. Assim, os mais ricos conseguem manter mais discrição e, consequentemente, a privacidade no dia a dia.
Outro ponto que contribuiu muito para o crescimento do luxo silencioso é a segurança. Afinal, alguém com vestes ou veículos que demonstrem toda a riqueza do indivíduo é um alvo muito mais claro do que um milionário usando roupas aparentemente comuns, mas verdadeiramente caríssimas.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp