Economia
Luz mais barata para famílias de baixa renda: Saiba como solicitar descontos na conta de luz
Famílias de baixa renda se mostram preocupadas com os aumentos na conta de energia. Saiba como é possível obter descontos.
Ter a conta de luz em dia é algo essencial, mas, infelizmente, para alguns brasileiros arcar com os custos dessa conta pesa no orçamento. Principalmente as famílias de baixa renda, que já possuem um orçamento apertado, e, com o aumento do valor, diversas famílias se veem impactadas.
Segundo dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), em 2023 o valor médio do aumento da tarifa deverá ser de 5,6%. Mas as regiões serão afetadas de diferentes formas, pois o aumento considera índices de distribuição de energia em cada uma das regiões.
Devido à situação, algumas famílias podem contar com descontos para conseguir pagar a conta sem precisar comprometer seu orçamento.
“Tarifa Social”
Tarifa Social é o programa que oferece descontos a famílias de baixa renda. Por meio do programa, será possível receber um desconto de até 65% no valor total.
No entanto, para que as famílias recebam o desconto, é necessário que elas não deixem de pagar a conta. Caso não seja registrado o pagamento da tarifa, a família deverá correr o risco de ter a energia cortada.
Para aqueles que já estão cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único), as reduções no valor da conta de energia deverá acontecer de forma gradativa.
Também é possível que famílias com renda de até três salários mínimos recebam os descontos. No entanto, é necessário comprovar que há algum equipamento de tratamento médico que precisa de energia para o seu funcionamento.
Como funcionam os descontos?
Os descontos variam de família para família, pois são distribuídos de acordo com o consumo de energia de cada residência.
Para famílias que consomem até 30 kWh por mês, por exemplo, o desconto será de 65%. Agora, para aquelas famílias que consomem entre 31 kWh e 100 kWh por mês, o desconto a ser recebido será de 40%. Por fim, aqueles que consumirem entre 101 kWh e 220 kWh, o desconto será de apenas 10%.
Para as famílias indígenas e quilombolas, o desconto também é aplicado e chega até mesmo a ser maior. Aqueles que consomem até 50 kWh por mês receberão o desconto de 100% em sua conta de energia. Nesta categoria, famílias que consomem entre 51 kWh e 100 kWh, o desconto é de 40% e aquelas que gastam entre 101 kWh e 220 kWh, o desconto será de 10%.
Como receber o benefício?
Aqueles que estão cadastrados no CadÚnico devem receber o benefício de forma automática. No entanto, caso se enquadre nos requisitos e não receba os devidos descontos, dirija-se ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência e informe a situação.

-
Tecnologia8 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia5 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo16 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos2 dias atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?