Política
Entenda como funciona o Cadastro Único e saiba como se inscrever
Se você se considera de baixa renda e deseja participar de algum programa social, é preciso fazer sua inscrição no Cadastro Único. Veja como.
O Cadastro Único é a porta de entrada para a maior parte dos programas sociais do governo, por isso é tão importante que as pessoas de baixa renda estejam inscritas nele. Dessa forma, é possível identificar as famílias mais necessitadas e conduzi-las aos programas que lhes cabem.
Além disso, os municípios conseguem utilizar estes dados para criar políticas públicas adequadas às situações presentes na região a fim de tentar recompensar as carências de sua população.
Quem opera as inscrições no Cadastro Único são os municípios, coletando os dados e fazendo a atualização do sistema sempre que necessário. Os dados apurados são dispostos pelos participantes, que devem comparecer aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para fazer a inscrição ou atualização pessoalmente.
Como fazer a inscrição?
O primeiro passo é identificar o chefe da família, que ficará responsável pelos assuntos relacionados aos programas sociais e cuidado com a educação e saúde da família. A preferência dos órgãos de inscrição é que seja uma mulher.
Como dissemos, o atendimento para inscrição é presencial no CRAS mais próximo da residência da família. Alguns documentos precisam ser apresentados no momento do atendimento, tais como RG, CPF, Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho, Certidão de Casamento, Título de Eleitor, ou Rani (para indígenas e quilombolas).
Se o representante não possuir nenhum desses documentos, o CRAS deve, mesmo assim, efetuar a inscrição. Porém, a família só terá direito a participar de programas do governo quando atualizar essa questão.
Entre os programas do governo que utilizam o Cadastro Único como base para seleção de participantes estão: Auxílio Brasil, Telefone Popular, Identidade Jovem, Carta Social, Água para todos, Programa Brasil Alfabetizado, Tarifa Social Elétrica, Benefício de Prestação Continuada, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Estiagem, e muitos outros.
Quais são os requisitos de inscrição?
O Cadastro Único é voltado para pessoas de baixa renda, então, para realizar a inscrição, é preciso se enquadrar em alguns requisitos. Confira abaixo quem pode se inscrever:
- Pessoas com renda familiar total de até três salários-mínimos
- Pessoas de baixa renda que morem sozinhas
- Pessoas em situação de rua
- Pessoas com renda superior a três salários-mínimos, mas que possuem algum programa ou benefício
Por fim, vale lembrar que o Auxílio Brasil, que é o programa mais conhecido do Cadastro Único, seleciona seus participantes de forma automática, e para isso os dados da família precisam estar atualizados.

-
Economia1 dia atrás
Homem de 67 anos perde aposentadoria por mero detalhe e caso repercute
-
Educação2 dias atrás
10 cidades brasileiras onde há mais pessoas com graduação completa
-
Empresas1 dia atrás
Anac aprova nova companhia aérea no Brasil; conheça
-
Empresas2 dias atrás
Maior rede de restaurantes do mundo agora é asiática – veja quem superou o McDonald’s
-
Economia2 dias atrás
Brasil deve cair no ranking de crescimento econômico, diz FMI
-
Investimentos2 dias atrás
Santander Brasil pode deixar a Bolsa? Entenda os impactos para acionistas
-
Política1 dia atrás
Após novo reajuste, veja quanto ganham Lula, Alckmin e ministros
-
Tecnologia2 dias atrás
Skype se despede após 21 anos; Microsoft orienta migração para Teams