Política
Luz para Todos: programa será relançado; Saiba quem serão os beneficiários
O programa já levou energia elétrica a mais de 3,3 milhões de famílias e será relançado em breve; Confira os detalhes.
Em 2003, o Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica, popularmente chamado de “Luz para Todos”, foi criado para que as famílias das zonas rurais do Brasil tivessem o devido acesso à energia elétrica.
Naquela época, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimava que cerca de duas milhões de famílias rurais não tinham energia elétrica em suas casas. A partir de 2008, o programa se expandiu e passou a atender a famílias que não estavam no meio rural, porque estas também não possuíam energia elétrica.
Em maio de 2009, o Luz para Todos atingiu seu objetivo de levar a energia elétrica a dois milhões de lares, beneficiando, assim, dez milhões de cidadãos. Os maiores beneficiários foram os nortistas e nordestinos do país.
Em abril de 2017, mais de 3,3 milhões de lares, que representam 16 milhões de pessoas, foram atendidos pelo programa. O Luz para Todos se tornou o Programa de Inclusão Elétrica mais ambicioso de todos os países.
Recentemente a Minas e Energias e o Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), Família e Combate à Fome estiveram em uma reunião para decidir o futuro do programa.
Wellington Dias, ministro do MDS, e Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, tiveram o relançamento do programa como pauta da reunião. Estima-se que 450 mil famílias precisem atualmente da inclusão da energia elétrica em suas casas.
Dias comentou que o governo deseja levar dignidade a essas famílias. Ele disse também que uma estratégia de planejamento está sendo desenvolvida para ser apresentada ao presidente Lula.
Visto que a renda das populações rurais, quilombolas e indígenas pode passar por um grande impacto com custo da energia, o ministro Dias sugere que o Ministério do Desenvolvimento Agrário, dos Povos Indígenas e dos Direitos Humanos se integrem na discussão.
Ele pede, ainda, que o planejamento leve as tecnologias limpas, como a energia solar e a energia eólica em consideração. O governo federal identifica as famílias em situação de vulnerabilidade social através do registro no Cadastro Único (CadÚnico).
Portanto, será através do CadÚnico que as famílias que precisam de energia elétrica em suas casas serão identificadas para, posteriormente, serem beneficiadas pelo programa Luz para Todos.
-
Criptomoedas1 dia atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Empresas1 dia atrás
Mudanças no Outback: sucesso da rede no Brasil CHOCA os EUA
-
Finanças1 dia atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Tecnologia1 dia atrás
‘123456’, ‘gabriel’ e mais: pesquisa revela as PIORES SENHAS do mundo
-
Finanças2 dias atrás
Esta cédula valiosa de R$ 50 pode colocar até R$ 4 mil no seu bolso
-
Tecnologia8 horas atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Carreira2 dias atrás
Antes de mudarem o mundo, Steve Jobs e Bill Gates pediam emprego DESTA forma
-
Economia14 horas atrás
Qual estado lidera o ranking de maior influência no PIB do Brasil?