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Magazine Luiza obtém prejuízo na crise

A empresa Magazine Luiza também sofreu o impacto da crise econômica que está ocorrendo o pais. Entenda. Leia mais!

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MagaluPay

O Magazine Luiza ou Magalu é uma plataforma digital de varejo brasileira multicanal. Fundada em 1957 na cidade de Franca pelo casal Luiza Trajano Donato e seu esposo Pelegrino José Donato. A empresa possui mais de de 1110 lojas físicas e está presente em 23 estados e 819 municípios do país. Hoje, seu modelo de negócio caracteriza-se como uma plataforma digital com pontos físicos. No entanto, no quarto trimestre, o Magazine Luiza teve desempenho abaixo das expectativas do mercado.

As vendas da empresa diminuíram drasticamente devido ao cenário de crise no país, com inflação alta, além dos juros em elevação pressionarem seu resultado financeiro. Nesse sentido, o Magazine anunciou nesta segunda-feira (14) que a empresa teve um prejuízo de R$79 milhões de outubro a dezembro, ante lucro de R$232,1 milhões divulgados um ano antes. De acordo com a GMV, as vendas totais do trimestre somaram em torno de R$15,5 bilhões, cerca de 4% de aumento em relação ao ano anterior (2020) que havia sido de 66%.

Todavia, na semana passada a rival Via divulgou queda de 7% no GMV. A também concorrente Americanas publicou em fevereiro alta de 28% no GMV do período. Não obstante, Frederico Trajano, presidente-executivo da companhia, em novembro alertou que o Magazine Luiza terminou setembro com nível de estoques excessivo, fazendo com que a empresa registrasse no terceiro trimestre uma provisão de R$395 milhões.

Consequentemente, as ações de empresas do setor, que haviam disparado em 2020 — o Magazine Luiza cresceu 110% — foram corrigidos nos últimos 12 meses, fazendo com que a empresa acumulasse uma desvalorização de 76%.

De acordo com Eduardo Galanternick, vice-presidente de negócios da empresa, apesar dessas desventuras, a loja continua investindo em tecnologia e produtos para ampliar suas prateleiras. Em 2021, aproximadamente 45% das vendas online foram voltadas para produtos novos, como moda e esporte, videogames, beleza e etc.

Além disso, o executivo à Reuters destacou que, “ajustamos nossas velas com o cenário macro, mas seguimos com nossa estratégia de crescimento“, dando destaque a ampliação das vendas no setor de supermercados e do serviço de delivery de refeições AiqFome, estratégia adotada pela Americanas, por exemplo.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

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