Finanças
Magia do consumo: Como lojistas nos levam a gastar mais do que precisamos!
Não é errado gostar de fazer compras, mas gastar sem controle pode comprometer as suas finanças. Entenda algumas táticas usadas por vendedores.
Comprar é tudo de bom, não é mesmo? A sensação de adquirir um produto novo, seja ele qual for, é extremamente gratificante para o cérebro humano, visto que esse efeito é estudando, inclusive, por cientistas.
Cada vez mais as marcas criam novas táticas para atrair e encantar a clientela, e somos diariamente bombardeados com toneladas de anúncios publicitários. E justamente por isso é que devemos evitar as famosas comprinhas por impulso!
Sim, não adianta franzir a testa, a gente sabe que você volte e meia compra coisas que praticamente não usa. Mas, fique tranquilo(a), nós vamos te ajudar a começar a gastar com mais responsabilidade. Veja a seguir:
Conheça agora alguns gatilhos mentais
Existem alguns profissionais do marketing que chamam as técnicas de venda de “gatilhos mentais”. Portanto, nós também usaremos essa nomenclatura.
Os gatilhos mentais nada mais são do que maneiras de guiar as ações do cliente para que a vontade de comprar seja por fim convertida na ação de compra. Essas ferramentas são bastante úteis para lidar com pessoas indecisas ou céticas sobre algum produto.
Dessa forma, um vendedor treinado pode quebrar as objeções que impedem que uma venda se concretize, despertando um desejo maior na mente da pessoa. Confira alguns exemplos abaixo:
1. Psicologia de preços
Como dito antes, nós somos seres visuais e a psicologia de preços se aproveita disso para “enganar” as pessoas. A tática basicamente consiste em baixar ligeiramente os valores cobrados.
Os vendedores apenas mexem nos centavos, fazendo com que os preços nunca fiquem “cheios”. Por exemplo: ao invés de cobrar R$ 30,00, eles cobram R$ 29,99, e por aí vai.
Isso acaba fazendo com que o produto pareça mais barato em relação aos concorrentes, além de chamar a atenção do consumidor, transmitindo uma falsa sensação de economia.
2. Frete grátis
Esse é um dos benefícios mais comuns oferecidos pelos varejistas. Muitas vezes, os itens desejados precisam vir de outras cidades ou estados, então o valor do frete acaba inflacionando o preço que seria pago pelo produto em si. Um frete grátis elimina o problema!
3. Layout de loja
Nós somos seres visuais, ou seja, nos importamos muito com o que enxergamos diante de nossos olhos. Esse é o motivo para algumas marcas investirem pesado na decoração das lojas e nas embalagens dos seus itens.
Boa aparência é sinônimo de qualidade, organização, limpeza e satisfação, consequentemente fica muito mais fácil de fechar negócio se você estiver em um ambiente arrumado.
4. Oferta por tempo limitado
O tempo é um poderoso gatilho mental, uma vez que desperta um alerta de urgência na cabeça do consumidor. Em razão disso, ele acaba realizando a compra por medo ficar sem o produto, já que em tese a promoção ou oferta possui um prazo para expirar.

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