Conecte-se conosco

Finanças

13º sem pressa? Aposentados enfrentam Maio com reviravolta!

Atenção aposentados do INSS: 13º salário pode não ser adiantado para maio esse ano. Confira mais detalhes sobre o assunto!

Publicado

em

Maio pode trazer uma notícia não tão boa para os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sobre o pagamento do 13º salário neste ano, já que ainda não foi divulgada a decisão de adiantar ou não a entrega da primeira parte do abono.

O que é o 13º salário dos aposentados?

O 13º salário dos aposentados é um pagamento extra que os beneficiários do INSS recebem no final do ano ou proporcionalmente aos meses em que começaram a receber o benefício.

Esse pagamento é equivalente a um salário mensal, e tem direito quem recebe aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

O calendário de pagamento do 13º salário dos aposentados depende da definição do governo e pode ser antecipado, como aconteceu em alguns anos.

Sobre a antecipação do abono

Em 2020, o então presidente do país, Jair Bolsonaro, determinou o fim da antecipação do abono para aposentados e pensionistas. Desde então, foi decretado que o pagamento da primeira parcela do 13º seria paga em agosto e a segunda parcela em novembro.

No entanto, o pagamento da primeira parcela do 13º para aposentados foi antecipado nos últimos dois anos para abril e maio. Para 2023, de acordo com as últimas notícias, o governo federal antecipou as duas parcelas do 13º. O decreto foi assinado pelo presidente Lula (PT) no dia quatro desse mês.

Nesse sentido, a primeira parcela será paga nesse mês e a segunda no mê de junho, conforme o calendário de liberação relativos aos benefícios previdenciários. No entanto, é importante destacar que ficam de fora desses pagamentos os segurados que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), bem como aqueles que recebem renda mensal vitalícia.

Nos anos passados, a justificativa para a entrega mais cedo do abono era, principalmente, a pandemia causada pela covid-19. Com a antecipação do 13º, os aposentados e pensionistas conseguiam movimentar a economia nacional, que estava em um período preocupante.

Em 2022, mesmo fora do cenário pandêmico, o benefício também foi pago antes do prazo esperado. A primeira parcela do 13º foi liberada em abril e maio, enquanto a segunda foi paga em meio e junho.

13º do INSS em 2023: confira o calendário

O pagamento do 13º do INSS deve seguir o calendário oficial emitido pelo governo. Confira, a seguir, o calendário da primeira parcela do benefício em maio:

Beneficiários do INSS que recebem até um salário mínimo terão a primeira parcela liberada nas seguintes datas:

Final do benefício Data do depósito
1 25/mai
2 26/mai
3 29/mai
4 30/mai
5 31/mai
6 01/jun
7 02/jun
8 05/jun
9 06/jun
10 07/jun

Beneficiários do INSS que recebem mais de um salário mínimo terão a primeira parcela liberada nas seguintes datas:

Final do benefício Data do depósito
1 e 6 01/jun
2 e 7 02/jun
3 e 8 05/jun
4 e 9 06/jun
5 e 0 07/jun

Calendário de Junho:

Beneficiários do INSS que recebem até um salário mínimo:

Final do benefício Data do depósito
1 26/jun
2 27/jun
3 28/jun
4 29/jun
5 30/jun
6 03/jul
7 04/jul
8 05/jul
9 06/jul
10 07/jul

Beneficiários do INSS que recebem mais de um salário mínimo:

Final do benefício Data do depósito
1 e 6 03/jul
2 e 7 04/jul
3 e 8 05/jul
4 e 9 06/jul
5 e 0 07/jul

 

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS