Política
Mais Médicos de volta: Lula aposta em incentivos para mulheres e FIES!
Governo irá retornar com programa Mais Médicos, com a expectativa de mais que dobrar o número de profissionais do SUS. Saiba como funcionará
Na última segunda-feira (20), o Governo Federal relançou o programa Mais Médicos pelo Brasil com o objetivo de preencher vagas no Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é de aumentar mais do que o dobro, de 13 mil para 28 mil, o número de profissionais de saúde no SUS.
Durante a cerimônia de relançamento, algumas mudanças foram anunciadas, como a duração dos contratos, que será de quatro anos, e a adição de benefícios para médicos que permanecerem por mais de três anos em municípios vulneráveis, recebendo adicionais de 10% a 20% do valor total da bolsa.
O programa terá um custo de aproximadamente R$ 712 milhões somente em 2023 e foi criado originalmente em 2013 durante o governo de Dilma Rousseff, contando atualmente com 5 mil vagas disponíveis e 13 mil ocupadas.
Médicos que se formaram pelo Fies terão incentivos para trabalhar no Mais Médicos
O governo anunciou que uma das novidades do programa é a criação de incentivos para profissionais de saúde que se formaram por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).
Esses médicos receberão um adicional de 40% a 80% do valor das bolsas, dependendo do local de atuação, que serão pagas em quatro parcelas anuais.
De acordo com as novas regras, o acréscimo será de 10% por ano durante os três primeiros anos de trabalho, e de 70% após o médico completar 48 meses de atuação.
Além disso, o programa terá incentivo para médicos do FIES que se especializaram em Medicina da Família, que receberão auxílio financeiro para pagamento do seu financiamento estudantil.
Incentivo a médicas, mulheres e aos residentes em Medicina de Família e Comunidade
O programa Mais Médicos implementará um adicional no valor da bolsa para mulheres em licença-maternidade que começarem a receber o auxílio do INSS, como forma de incentivar a participação feminina. Além disso, uma licença-paternidade de 20 dias foi acrescentada ao programa.
O Mais Médicos continuará aceitando médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior, mas dará prioridade aos brasileiros residentes em Medicina de Família e Comunidade. Além disso, o programa oferecerá oportunidades de mestrado e doutorado aos participantes.
O projeto criará 10 mil novas vagas, cujo custo será coberto pelos municípios. O processo seletivo será realizado pelo Ministério da Saúde, mas os profissionais serão remunerados pelas próprias prefeituras.
-
Investimentos2 dias atrás
Vida na Itália: o que ninguém te conta sobre comprar casas de 1 euro
-
Finanças18 horas atrás
Com as novas regras da Receita, emprestar seu cartão de crédito pode ser um problema
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Qual é a profissão mais perigosa dos EUA? Surpreenda-se com a resposta!
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Empresas que acabaram com home office enfrentam grandes desafios
-
Loterias19 horas atrás
Já pensou?! Acaso no trânsito leva homem a ganhar prêmio milionário na loteria
-
Finanças2 dias atrás
5 hábitos para organizar suas finanças e poupar R$ 500 todos mês
-
Curiosidades2 dias atrás
Pesquisa revela quais são as cervejas mais amadas pelos brasileiros
-
Criptomoedas2 dias atrás
Justiça exige que investidor revele senha de carteira de Bitcoin