Conecte-se conosco

Empresas

Mais que um salário: startup inova e gratifica funcionários com experiências (tem até viagem!)

Applause, startup de Eduardo Rodrigues, transforma metas em experiências.

Publicado

em

Em meio ao crescente debate sobre qualidade de vida no ambiente de trabalho, a startup Applause, fundada por Eduardo Rodrigues em 2020, surge para equilibrar interesses entre colaboradores e empresas.

A plataforma propõe uma abordagem inovadora ao transformar metas corporativas em experiências gratificantes.

Com o objetivo de gamificar a conquista de objetivos, a Applause oferece aos funcionários a oportunidade de trocar pontos por uma vasta gama de experiências.

Variando de tratamentos estéticos a viagens internacionais, a plataforma dispõe de mais de 5 milhões de opções vantajosas para os profissionais. Clientes renomados como iFood, MadeiraMadeira e Ferrero Rocher já adotaram a solução.

Este ano, a Applause captou R$ 2,9 milhões em investimentos, visando ampliar seu marketing e presença internacional, e, de acordo com Rodrigues, assim a empresa busca perpetuar uma cultura de alta performance.

Eduardo Rodrigues, cofundador e CEO da startup Applause – Imagem: VOCÊ S/A/reprodução

Modelo de negócio

O modelo da Applause é baseado em SaaS, sigla em inglês que significa Software como Serviço. Dessa forma, as empresas pagam mensalmente conforme o número de usuários.

Os pontos distribuídos são convertidos em experiências, e não em dinheiro. Com tais pontos, os colaboradores conseguem desfrutar de viagens à Tailândia ou à África do Sul, por exemplo, entre outros produtos e serviços.

Implementação e resultados

A implantação do sistema inclui workshops de design thinking, ajudando empresas a escolher desafios e pontuações.

Um exemplo marcante foi uma incorporadora paranaense que triplicou os treinamentos assistidos e aumentou as vendas em 150% após adotar a plataforma.

Impacto na produtividade

Empresas que utilizaram a Applause observaram um crescimento de produtividade entre 20% e 30%. Isso ilustra como a plataforma pode ser uma alternativa mais humana à tradicional Participação nos Lucros e Resultados (PLR), valorizando experiências em vez de compensações financeiras diretas.

Tal abordagem, inspirada em práticas aplicadas nos EUA, não apenas reduz custos para as empresas, mas promove uma cultura de reconhecimento e gratidão entre funcionários.

Assim, a Applause tem se destacado como uma proposta inovadora no mercado corporativo atual.

*Com informações do portal VOCÊ S/A.

Olá, sou John Monteiro, guitarrista e jornalista. Nascido no ano da última Constituição escrita, criado na periferia da capital paulista. Fã de história e política, astronomia, literatura e filosofia. Curto muita música, no conforto da minha preguiça, frequento mais palavras que livrarias.

Publicidade

MAIS ACESSADAS