Conecte-se conosco

Tecnologia

Mais rápido, mais forte: o Wi-Fi 7 vai mudar a maneira como você usa a internet

Nova tecnologia foi lançada recentemente e está em processo de expansão no mundo. A expectativa é que ela seja ampliada em 2024

Publicado

em

Pouca gente sabe, mas um novo padrão de Wi-Fi foi lançado recentemente e tem tudo para melhorar a experiência do usuário, com novos aprimoramentos e vantagens.

Estamos falando do Wi-Fi 7, um padrão que promete aumentar a velocidade, com menor latência e maior alcance, da internet rápida. Nas linhas abaixo, vamos detalhar as características deste modelo. Acompanhe!

Mais ágil e com menor latência

O Wi-Fi 7 consegue atingir uma velocidade de até 40 Gbps. Falando assim, pode até parecer algo pequeno, mas é quatro vezes mais rápido do que o Wi-Fi 6, por exemplo.

Esse aprimoramento deve garantir um download mais rápido de arquivos, assim como a reprodução de vídeos em streaming e jogos online. A tendência é que o usuário tenha acesso a uma experiência de conexão mais estável e segura.

Em grande medida, isso está associado à característica de menor latência, ou seja, os dados serão enviados e recebidos de maneira mais rápida. Isso garante, por exemplo, que jogos online tenham uma resposta mais ágil.

Como ter acesso ao Wi-Fi 7?

De modo geral, para usufruir das vantagens do Wi-Fi 7, é necessário um roteador que consiga corresponder e suportar o novo padrão. Até o momento, existem poucos modelos à venda no mercado, mas espera-se que eles se tornem cada vez mais disponíveis.

Além disso, o usuário precisará também ter um dispositivo, seja celular, computador, tablet ou outro, que tenha uma tecnologia capaz de responder à nova velocidade de internet.

Vale o investimento?

Por ser mais atual e possuir características aprimoradas, o Wi-Fi 7 é uma opção interessante e é considerado superior em relação aos demais padrões existentes. O que pode dificultar o acesso é o fato de que ele ainda não está amplamente difundido e com estrutura disponível no mercado.

Vale citar, ainda, que para obter a resposta adequada, os aparelhos precisarão ser atualizados para suportar a nova conexão. Este é o tipo de situação que gera custos e deve levar muitas pessoas a refletir melhor, neste primeiro momento.

Segundo especialistas, se você está satisfeito com a internet atual e considera que pode esperar um pouco mais para fazer a mudança, vale a pena aguardar até que o padrão seja oficializado e difundido no Brasil.

A expectativa é que esse processo ocorra até o próximo ano. Grandes fabricantes, como Intel e Broadcom, já começaram a realizar testes com a nova tecnologia.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS