Conecte-se conosco

Agronegócio

Mais um item para a sua horta: confira como cultivar tomate em vaso

Saiba como plantar a fruta em casa de forma muito simples e aproveite as vantagens do plantio desse item delicioso e tão consumido pelos brasileiros.

Publicado

em

O tomate é uma fruta muito versátil, saborosa e popular na mesa dos brasileiros, sendo, utilizado, comumente, para compor saladas e molhos, juntamente com massas, pizzas e pães, em risotos e cozidos ou para agregar sabor especial a carnes, sopas, refogados e outros. E a fruta realmente não pode faltar nas principais refeições, já que o tomate é rico em vitamina C, A, K, potássio e licopeno, um potente antioxidante. Além disso, o alimento possui propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e antioxidantes e seu consumo proporciona vários benefícios para a saúde.

O melhor de tudo, é que o tomate pode ser facilmente cultivado em vasos, bastando, para isso, empregar, apenas, os cuidados básicos do cultivo tradicional. Se o alimento já é super nutritivo, imagine só poder comer tomates fresquinhos e orgânicos?! As principais dicas para o cultivo da fruta, a gente te mostra logo abaixo.

Plantio

Para começar, escolha um vaso de bom tamanho e profundidade, e certifique-se que o recipiente apresenta orifícios de drenagem. Coloque uma camada de pedriscos no fundo e depois preencha com substrato rico em matéria orgânica. Faça uma boa mistura de terra, húmus de minhoca e esterco curtido. Assim, sua plantinha terá nutrientes para se desenvolver bem. 

Selecione um tomate maduro e saudável e corte-o ao meio, retirando uma fatia com cerca de 2 cm de espessura. Feito isso, abra uma cova no meio do substrato e insira a fatia do tomate, colocando uma fina camada de terra por cima. 

Regue, diariamente, com o auxílio de um borrifador até que as sementes germinem. Nos primeiros dias, coloque o vaso à meia sombra, depois vá colocando no sol gradativamente. 

As condições de luminosidade devem ser sempre boas, com incidência de luz direta sob a planta. Depois de um mês, quando as mudas já estiverem grandinhas, separe-as colocando algumas em outros vasos. Contudo, tome muito cuidado para não danificar as raízes, já que isso pode matar a planta.

Periodicamente, faça a adubação dos pés de tomate, para que fiquem fortes e bem nutridos. Isso também vai favorecer a frutificação, além de deixar a planta menos suscetível a doenças e pragas. A colheita dos frutos pode ser feita em cerca de 120 dias após a germinação, a depender das condições de cultivo.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS