Conecte-se conosco

Saúde

Dentes Manchados? Evite Alimentos Inimigos do Sorriso Brilhante!

Dentes escurecidos e não sabe o motivo? Nesta matéria você irá conferir alguns alimentos que podem estar contribuindo para isso.

Publicado

em

A tonalidade dos dentes varia entre os indivíduos, no entanto, certos fatores externos, como tabagismo, dieta e consumo de bebidas alcoólicas, podem afetar a aparência do sorriso. Os alimentos que mancham os dentes podem ser classificados em dois grupos: aqueles com pigmentação forte, como café e suco de uva, e os ácidos, como bebidas alcoólicas e frutas cítricas.

A natureza porosa do esmalte dos dentes pode absorver manchas como uma esponja. Há diversos alimentos que contribuem para a alteração da sua pigmentação, como ketchup, beterraba, shoyu, chás, mirtilo, refrigerantes, açaí e vinho tinto. Os que são mais ácidos corroem o esmalte dentário, aumentando as chances de manchas.

Pessoas que fizeram restaurações em porcelana, como facetas, coroas ou próteses, não têm restrições quanto à ingestão desses ingredientes, pois a porcelana não muda de cor.

No entanto, para aqueles que fizeram clareamento dental ou qualquer tipo de procedimento que envolva acrílico ou resina, é recomendado evitar o consumo excessivo de pigmentos para minimizar o aparecimento de manchas.

É importante ressaltar que não é necessário eliminar completamente esses produtos da dieta, mas sim consumi-los com moderação. O recomendado para evitar manchas é bochechar com água após ingerir alimentos ou bebidas pigmentados.

A manutenção de uma boa higiene bucal e visitas regulares ao dentista ainda são as melhores formas de garantir dentes brancos, fortes e saudáveis.

Alimentos que escurecem os dentes

  • Mirtilo;
  • Café;
  • Vinho tinto;
  • Vinho branco (desgasta o esmalte do dente pela acidez);
  • Shoyu;
  • Ketchup;
  • Açaí;
  • Chá;
  • Beterraba;

O que fazer para clarear os dentes

Existem várias práticas para clarear os dentes, incluindo clareamento dental a laser, tratamentos com moldeiras, tiras de branqueamento, cremes dentais clareadores e até mesmo tratamentos naturais, como óleo de coco e bicarbonato de sódio.

É sempre importante lembrar que essas práticas devem ser realizadas com cautela e com a supervisão de um profissional, para evitar danos aos dentes e gengivas.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS