Conecte-se conosco

Agronegócio

Mandacaru: veja o passo a passo para cultivar esse cacto em casa

Conheça um pouco sobre essa espécie nativa do nordeste brasileiro.

Publicado

em

O mandacaru, ou Cereus jamacaru, como é conhecido cientificamente, é uma espécie de cacto muito resistente nativa do nordeste do Brasil. Portanto, o cultivo em um local ensolarado funciona bem.

Veja também: Veja como deixar seu ambiente mais belo cultivando o cacto rabo-de-rato em casa!

O cacto mandacaru é uma espécie de grande porte, que chega a atingir até 6 metros de altura. Essa espécie de suculenta possui um caule principal do qual crescem vários caules verticais.

Como a maioria dos cactos, o Mandacaru é uma espécie que cresce facilmente quando em contato direto com o sol. Considerando que é mais comum na região nordeste do Brasil, onde podem ser encontradas temperaturas acima de 30º C, recomenda-se cultivá-la em temperaturas entre 30 e 35º C.

Apesar de serem uma espécie que requer pouca intervenção em seus cuidados, os cactos geralmente requerem alguns cuidados para que possam crescer e se desenvolver de forma saudável. Portanto, hoje vamos mostrar como cultivar esse cacto de maneira correta.

Solo

Os cactos requerem um substrato poroso, ligeiramente alcalino, com bom fluxo de água. Por isso, é importante manter as raízes bem ventiladas. Uma boa mistura de solo para cactos deve conter folhas trituradas, areia grossa e argila.

Mais importante, misture partes iguais de cada ingrediente e evite usar areia muito fina, pois pode afetar a drenagem. Por outro lado, um substrato de cacto adequado pode ser adquirido em uma loja de jardinagem.

Vaso

Assim como o solo, os vasos têm um grande impacto no desenvolvimento das plantas. Existem várias opções no mercado, porém, para esta espécie, são indicados os vasos de barro. Eles são melhores, pois facilitam a evaporação da água e a terra permanece seca o tempo todo.

Rega

Ao contrário de outras espécies de plantas, os cactos requerem pouca rega. Portanto, para os meses mais quentes do ano, é necessário regar apenas uma vez por semana. Para os meses mais frios, duas vezes por mês é suficiente.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS