Conecte-se conosco

Agronegócio

Mapa divulga produtos agrícolas com bônus de desconto em novembro

Quando o valor de mercado de algum dos produtos do programa for inferior ao do preço de referência, o produtor receberá o bônus do PGPAF

Publicado

em

Foi divulgado nesta quarta-feira, 10, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a relação dos produtos agrícolas com bônus de desconto em novembro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Os estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, São Paulo, Sergipe e Tocantins, integram a lista deste mês.

O MAPA ainda divulgou os produtos com bônus de desconto nas operações e parcelas de crédito rural, sendo eles abacaxi, açaí, banana, borracha natural cultivada, cacau cultivado, cará/inhame, castanha de caju, cebola, feijão caupi, laranja, manga e maracujá.

Conforme a Portaria Nº 38, da Secretaria de Política Agrícola e a lista do Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF), os produtos e estados contemplados tem validade de 10 de novembro a 9 de dezembro deste ano.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é responsável por calcular mensalmente os descontos de todos os cultivos. Após o cálculo, o MAPA divulga os descontos e repassa os recursos aos agentes financeiros, para que o desconto aos produtores nos financiamentos do Pronaf ocorra de forma automática.

Quando o valor de mercado de algum dos produtos do programa for inferior ao do preço de referência, o produtor receberá o bônus do PGPAF. O clima e a época do ano são os principais fatores que causam mudanças nos preços, quando as safras aumentam ou diminuem. A competição por produtos de outros estados também pode causar flutuações de preços. Dessa forma, o produtor rural pode utilizar esse valor como desconto para pagamento ou amortização do parcelamento do financiamento do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf).

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS