Agronegócio
Maracujá: 4 benefícios significativos da fruta para o organismo
Popularmente conhecido como a fruta da tranquilidade, o maracujá traz ainda outras vantagens para a saúde.
O maracujá é um fruto produzido pelas plantas do género Passiflora da família Passifloraceae. A planta, também conhecida como maracujazeiro, é espontânea nas zonas tropicais e subtropicais da América, sendo cultivada não só pelo fruto versátil e muito saboroso, como também pela sua flor ornamental.
O maracujá, além de suas propriedades terapêuticas e potencial calmante, que o fez ficar popularmente conhecido como a fruta da tranquilidade, traz uma série de outros benefícios para saúde, pois é rico em vitaminas, minerais e outras substâncias importantes para o organismo. Sendo assim, acompanhe logo a seguir as principais caraterísticas da fruta e o quanto ela pode agregar à sua dieta.
Combate o envelhecimento precoce
A fruta é rica em antioxidantes, substâncias que impedem a atuação dos radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce e a degeneração celular, além de evitar o surgimento de tumores. Ademais, o maracujá é rico em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, deixando o corpo menos suscetível a infecções e doenças.
Melhora a saúde dos olhos
O maracujá também possui em sua composição alto teor de vitamina A, conhecida por auxiliar na saúde dos olhos, pois protege a córnea e evita problemas relacionados à visão. Além disso, a vitamina A também atua como importante antioxidante, atuando beneficamente no sistema nervoso central.
Auxilia o sistema digestivo
Por ser rico em fibras solúveis, consumir maracujá auxilia a regular o trânsito intestinal, contribuindo, dessa forma, para a melhora do sistema digestivo. A fruta também tem como ponto positivo, prolongar a sensação de saciedade e, por isso, é ótima para quem precisa perder peso. Vale mencionar, ainda, que essas fibras presentes na fruta ajudam ainda a reduzir o colesterol ruim.
Fonte de minerais importantes para a estrutura óssea
A fruta é fonte de minerais importantes, como o cálcio, ferro, magnésio, cobre e fósforo, que ajudam a manter os ossos bem fortalecidos e protegidos. Mas além disso, os minerais evitam problemas como a anemia e também concedem energia para o corpo.

-
Tecnologia19 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Tecnologia1 dia atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura
-
Automobilística2 dias atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política1 dia atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Mundo1 dia atrás
Colômbia pede adesão ao banco dos Brics e sinaliza afastamento dos EUA
-
Mundo1 dia atrás
Trump propõe uso de carvão para alimentar data centers de IA
-
Tecnologia1 dia atrás
Sam Altman projeta um futuro em que o ChatGPT lembrará “toda a sua vida”