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Alerta! Marcas famosas são denunciadas por publicidade enganosa em pães integrais

Anvisa recebeu denúncias de propaganda enganosa na venda do pão integral de duas grandes marcas do mercado brasileiro. Entenda tudo!

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O pão integral é um alimento presente na dieta de muitas pessoas. Rico em fibras e nutrientes, ele aumenta a sensação de saciedade e oferece diversas vantagens. Recentemente, marcas renomadas foram acusadas de propaganda enganosa. São elas: Nutrella e a Wickbold.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) denunciou as marcas. Conforme a denúncia, as mudanças nos rótulos foram feitas após as novas normas de rotulagem. Apesar disso, as alterações poderiam induzir os consumidores a fazerem escolhas equivocadas.

Os principais problemas foram identificados na linha “100% Natural”, da Nutrella, e na linha “100% Nutrição”, da Wickbold. Apesar de constar “100% integral” nas embalagens, a composição variava entre 37,9% e 65,9% de ingredientes integrais.

Isso levava os consumidores a acreditar que estavam adquirindo produtos completamente integrais quando, na verdade, esse não era o caso. No ano passado, a Anvisa divulgou as novas normas e estabeleceu critérios mais rigorosos para a classificação de alimentos como integrais.

Desde então, as empresas são obrigadas a revelar a real porcentagem de ingredientes nas embalagens. Quando a embalagem promete 100%, mas o resultado entrega algo diferente, os consumidores podem enfrentar dificuldades para compreender a real proporção, sendo o motivo principal da denúncia de propaganda enganosa.

Diante do caso, a Wickbold respondeu à denúncia afirmando que as novas normas exigem a divulgação de todos os ingredientes e garantiram que a fórmula permaneça a mesma, apesar da mudança do nome para “100% Nutrição”.

Posicionamento oficial da Nutrella

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Bimbo Brasil, proprietária da marca Nutrella, informou que:

A Bimbo Brasil, líder em panificados, informa que ainda não foi notificada sobre o ocorrido, mas está à disposição do órgão para esclarecimentos. A companhia reforça seu compromisso em atuar de forma transparente com os consumidores e esclarece que as embalagens estão de acordo com a nova legislação vigente e cumprindo os prazos estipulados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Posicionamento oficial da Wickbold

Antes da legislação da Anvisa para produtos integrais ser criada, a Wickbold, líder brasileira no segmento de pães especiais, usava “100% Integral” em uma de suas linhas, para explicar aos consumidores que esses produtos eram feitos em sua totalidade com farinha “100% integral”.

O objetivo era trazer clareza sobre a formulação ser totalmente livre de farinha branca, já que era possível chamar um produto de integral com qualquer índice de farinha integral, bastava conter o ingrediente.

A nova norma da Anvisa pede que as fabricantes informem todos os ingredientes, não somente ao que se refere a farinha, na hora de calcular sua porcentagem como integrais, informação que foi adicionada imediatamente pela Wickbold em todas as embalagens da empresa.

A formulação da linha continua a mesma, mas o nome mudou para “100% Nutrição”, pois os pães – que continuam sendo feitos apenas com farinha integral – contam também com diversos grãos que trazem benefícios nutricionais, além de serem fontes de fibras.

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