Agronegócio
Marroio: conheça essa aromática planta medicinal e suas utilidades
Com propriedades antipiréticas, expectorantes, diuréticas, estimulantes e digestiva, o marroio pode ser consumido em chás e bebidas quentes.
O marroio (Marrubium vulgare), popularmente conhecido como hortelã-do-maranhão, hortelã-da-folha-grossa ou marroio-branco, é uma planta perene de porte herbáceo ou subarbustivo.
Seu caule é ereto com folhas rugosas e aromáticas, e a planta dá pequenas flores. O marroio é tradicionalmente utilizado para fins medicinais e na preparação de infusões.
É um destaque por possuir propriedades antipiréticas, expectorantes, anti-inflamatórias, diuréticas, estimulantes para o coração, digestivas; coleréticas, antissépticas, fluidificantes, antitussígenas e antiespasmódicas.
Desse modo, acompanhe os principais benefícios que o consumo do marroio pode proporcionar à saúde do organismo.
Reprodução: Freepik
1. Auxílio ao controle do colesterol
Estudos indicam que pequenas doses do extrato de marroio contribuem com o controle dos níveis de colesterol, combatendo o colesterol ruim (LDL).
2. Acalma o sistema nervoso
A planta medicinal ajuda a acalmar o sistema nervoso, já que apresenta efeito antiespasmódico, e, por isso, auxilia o combate de problemas como espasmos, convulsões e contrações musculares.
3. Alívio de sintomas da menstruação
A erva pode ajudar a aliviar as cólicas intensas e a melhorar o humor ou diminuir as alterações de humor nos períodos menstruais.
4. Auxilia no tratamento de gripes e resfriados
O marroio pode servir para auxiliar o tratamento de sintomas relacionados aos resfriados e gripes, já que ela apresenta propriedades anti-inflamatórias e expectorantes.
5. Ajuda na saúde do sistema digestivo
A planta também auxilia no tratamento de indigestão e desconfortos estomacais que surgem em decorrência dos gases e do inchaço.
Apesar dos benefícios da erva, o consumo só é recomendável com orientação médica, já que possa haver contraindicações. A espécie, por exemplo, é contraindicada para grávidas, mulheres em fase de lactação e crianças pequenas.
Ainda assim, tomando os cuidados necessários, vale a pena investir nessa espécie. Com propriedades antipiréticas, expectorantes, diuréticas, estimulantes e digestiva, o marroio pode ser consumido em chás e bebidas quentes.
Para isso, faça a infusão de 1 colher (de sobremesa) das folhas ou flores secas em 200 ml de água fervente. Ferva por cerca 10 minutos e coe.

-
MEI1 dia atrás
Sou MEI, tenho direito ao seguro-desemprego?
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aposentadoria sem tédio: 12 jeitos de fazer dinheiro mesmo após os 60 anos
-
Economia1 dia atrás
Taxa Selic sem mistério: entenda de vez por que ela é tão importante
-
Finanças8 horas atrás
Qual a idade mínima e tempo de contribuição para se aposentar?
-
Empresas13 horas atrás
Temu supera Amazon e ocupa o 3º lugar entre os e-commerces mais visitados do Brasil
-
Curiosidades24 horas atrás
Como são as casas do bilionários? Veja as mansões de Gates, Zuckerberg, Bezos e Buffet
-
Finanças4 horas atrás
Descubra qual eletrodoméstico consome tanta energia quanto 65 geladeiras juntas