Economia
Marta versus Neymar: por que a rainha do futebol ganha menos de 1% do rei?
Marta e Neymar são dois dos maiores nomes do futebol brasileiro e mundial. Ambos são craques que encantam os torcedores com suas habilidades, gols, assistências, dribles e, claro, títulos. No entanto, mesmo com toda a fama e reconhecimento que a profissão proporciona, existe uma enorme diferença entre o salário que eles recebem.
Agora, com a Copa do Mundo de Futebol Feminino se aproximando, com início marcado para o dia 20 de julho, a questão da disparidade salarial entre jogadores e jogadoras voltou a receber uma importante luz, sendo assunto para discussão.
Diferença de salários entre Neymar e Marta
Conforme uma lista feita pelo jornal espanhol Marca, que apontou as jogadoras mais ricas da Copa do Mundo que se aproxima, Marta é a mulher mais bem paga, recebendo US$ 400 mil por ano enquanto atua na liga norte-americana, defendendo as cores do Orlando Pride.
Enquanto isso, Neymar recebe nada menos que US$ 50 milhões por ano jogando pelo Paris Saint-Germain, conforme dados divulgados pela Forbes. Nessa mesma lista, temos apenas uma mulher, a tenista Serena Williams, à frente apenas do jogador de futebol americano Tom Brady.
O mais impressionante, além da questão salarial, é a quantidade de prêmios individuais recebidos pelos jogadores brasileiros. Marta foi eleita pela Fifa a melhor jogadora do mundo por seis vezes, enquanto Neymar ainda não conquistou esse almejado título.
Igualdade salarial no Brasil
Essa situação de disparidade entre os jogadores mencionados é apenas a ponta do problema, já que várias mulheres sofrem com salários menores do que homens nas mesmas funções no Brasil. Pensando nisso, a Lei nº 14.611 foi recentemente sancionada pelo presidente Lula.
De acordo com a lei, as empresas brasileiras com mais de 100 funcionários deverão divulgar relatórios semestrais para órgãos fiscalizadores, com os critérios de remuneração detalhados, o que possibilita maior transparência ao cenário salarial nacional.
Além disso, é importante ressaltar que as mulheres que se sintam prejudicadas com discriminação salarial ou até mesmo de tratamento no ambiente de trabalho busquem indenização por danos, sejam eles materiais ou morais.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Agronegócio2 dias atrás
NASA indica 5 plantas que purificam o ar e são perfeitas para ter em casa
-
Bancos2 dias atrás
Grande banco fecha 38 agências e impacta clientes e funcionários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?
-
Empresas1 dia atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas1 dia atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças1 dia atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem