Política
Mas, afinal, horário de verão estará de volta em 2023?
Há quem sinta muita saudade do horário de verão, mas estudos comprovam que a ideia pode permanecer extinta.
É com imensa saudade que alguns brasileiros sempre perguntam sobre o retorno do horário de verão ao país, mas estudos mostram que a volta deste modelo não seria de grande valia para o sistema elétrico brasileiro. E enquanto alguns sentem falta, outros não enxergam tantos benefícios assim. Especialistas apontam o resultado da pesquisa e a decisão será por conta do Governo Federal.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) realizou um estudo sobre uma possibilidade de impactos que o retorno do horário de verão poderia causar e concluiu que ele não traria tantos benefícios para o sistema elétrico nacional. Em nota publicada, o Operador Nacional divulgou que é cabível ao Governo decidir se o horário de verão irá retornar, pois a modalidade foi anulada pelo presidente Jair Bolsonaro em 2019.
Esta análise do ONS, foi realizada, a pedido do Ministério de Minas e Energia, uma pesquisa para avaliar se o aumento de energia solar iria ajudar o sistema e se o horário de verão seria para reduzir as fortes demandas que vêm crescendo sob outras fontes de energia. A decisão é cabível ao Governo Federal, e estudos apontam que não seria vantajoso ter o horário de verão de volta.
Caso o Governo Federal decida retornar com o horário de verão, a volta do horário iria aumentar o consumo de energia solar em determinados horários, o que significa que poderia diminuir o consumo das hidrelétricas e poderia representar uma determinada economia de água nos reservatórios.
O horário de verão não é uma novidade em nosso meio, pois foi utilizado pela primeira vez em 1931, no governo de Getúlio Vargas, tendo sido aderido oficialmente em 2008.
O objetivo era para que fosse reduzido o consumo de energia elétrica: a ideia era adiantar 1h do horário que durava nas estações de primavera e verão, diminuindo o uso da energia elétrica que seria substituído pela luz solar em maior parte do país e que, por exemplo, esses lugares poderiam utilizar-se da luz solar por mais tempo, diminuindo o consumo de lâmpadas e outros eletrônicos.
“O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informa que conduziu análises sobre uma possível aplicação do Horário de Verão em 2022. Os resultados obtidos não apontaram benefícios para a operação do SIN [Sistema Interligado Nacional] decorrentes dessa medida. Neste contexto, o ONS reforça que cabe ao Governo Federal definir se aplicará ou não a medida”, comunicou o ONS ao Estadão.

-
Bancos2 dias atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF2 dias atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas2 dias atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Economia1 dia atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto
-
Tecnologia16 horas atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Tecnologia19 horas atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança