Conecte-se conosco

Agronegócio

Mato Grosso abre negociações com o Irã para venda direta de milho

País iraniano foi o segundo maior comprador do cereal brasileiro em 2021, atrás apenas do Egito.

Publicado

em

Agricultores de Mato Grosso, maior produtor agrícola do País, iniciaram negociações com o Irã. Segundo nota emitida pela Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja-MT), 5 milhões de toneladas de milho devem ser exportadas diretamente ao País.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, viajou à capital iraniana, no Teerã, para estreitar os laços comerciais entre as duas nações. Em reunião com produtores de fertilizantes do País e com secretários adjuntos do Ministério da Agricultura iraniano, o Irã se comprometeria a fornecer fertilizantes aos brasileiros.

De acordo com presidente da Aprosoja-MT, Fernando Cadore, que fez parte da delegação do Brasil, abre-se oportunidade para um novo modelo de negócio de comércio direto entre Irã e produtores de Mato Grosso. “A venda direta dos produtores de fertilizantes do Irã para os produtores brasileiros e vice-versa em relação à exportação será de grande benefício para os dois lados”, disse.

O Irã foi o segundo maior comprador de milho brasileiro em 2021, atrás apenas do Egito. No ano passado, 3,1 milhões de toneladas foram embarcadas. No acumulado de 2022, o País já importou 430 mil toneladas do cereal. A ministra Tereza Cristina classificou as negociações como “uma oportunidade ímpar para ampliar ainda mais esse nosso comércio agrícola”.

Viagem

Ainda no Irã, os ministros da Agricultura brasileiro e iraniano firmaram um compromisso de aumentar e diversificar a exportação de alimentos e material genético do Brasil para o Irã. Tereza Cristina e Seyed Javad Sadatinejad reforçaram o potencial de outros produtos, como frutas secas, pistache, trigo e açafrão pelo lado iraniano e algodão, arroz e açúcar pelo brasileiro.

Os dois ministros também se comprometeram a apoiar a atração de investimentos, joint ventures, a implementação de projetos agrícolas de empresas de ambos os países, além do intercâmbio de experiências entre as duas nações.

Segundo o ministro iraniano, o Brasil é “mundialmente conhecido como grande potência agrícola” e a visita da ministra ao país fortalece ainda mais a relação entre os dois Países.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS