Imposto de Renda - IRPF
Maximize sua restituição: gastos dedutíveis no Imposto de Renda que você não pode perder
Existem alguns gastos que podem ser deduzidos da declaração do Imposto de Renda. Saiba quais são e fique de olho no prazo final.
Fique ligado, pois o calendário para a declaração do Imposto de Renda 2023 está quase no fim. O prazo limite expira no dia 31 deste mês. Até essa data, é necessário que os contribuintes declarem tanto suas fontes de renda quanto os gastos que podem ser deduzidos do pagamento.
Tais despesas têm o potencial de diminuir o montante a ser pago à Receita Federal ou aumentar o valor a ser restituído no imposto de renda. Sendo assim, separamos uma lista com alguns gastos que podem ser facilmente deduzidos na declaração. Acompanhe abaixo.
Os gastos que podem ser deduzidos do imposto de renda
Doações incentivadas
As doações incentivadas são aquelas em que uma determinada quantia de dinheiro é direcionada para um projeto de interesse público. Essas doações são pré-aprovadas pelo governo como uma instituição elegível para receber esse tipo de contribuição.
Pensão alimentícia
No caso de declaração de pensão alimentícia no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), existem três cenários a serem considerados:
- Para aqueles que pagam pensão alimentícia, é obrigatório declarar essa despesa no Imposto de Renda 2023, podendo ser deduzida no valor a pagar.
- Já para os beneficiários da pensão alimentícia, se eles fizerem sua própria declaração de imposto, é necessário incluir a pensão recebida como rendimento.
- Por fim, no caso da pessoa responsável pelo beneficiário da pensão alimentícia, se essa pessoa for considerada dependente, ela também deverá incluir na declaração a pensão alimentícia recebida pelo alimentado.
Educação
No que diz respeito a despesas educacionais, existe um limite de dedução de R$ 3.561,50 por indivíduo. A dedução pode ser aplicada aos pagamentos realizados em diversas modalidades educacionais, como creches e pré-escolas, ensino médio, fundamental e superior e educação profissional.
Saúde
As despesas relacionadas a saúde, tanto do próprio contribuinte quanto dos dependentes, podem ser deduzidas no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023, sem qualquer limite de valor. São considerados os pagamentos feitos a diferentes tipos de médicos e gastos com procedimentos cirúrgicos, por exemplo.

-
Bancos15 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF11 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos24 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Tecnologia7 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Economia1 dia atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?