Tecnologia
Medo de robôs? Elon Musk assina pedido para desacelerar o avanço da Inteligência Artificial
Confira o que diz o documento assinado pelo bilionário e demais especialistas, que mencionam os possíveis riscos para a sociedade atual.
A inteligência artificial é uma tecnologia que vem trazendo benefícios variados para diversos setores da sociedade, mas que também pode representar riscos que devem ser considerados e mitigados antes de maiores avanços.
Por exemplo, esses sistemas de IA podem representar uma ameaça até mesmo à segurança nacional e à estabilidade política e econômica dos países, já que a tecnologia pode facilitar crimes e terrorismo de várias maneiras.
A inteligência artificial pode ser usada para criar armas também inteligentes, como drones e tanques autônomos, que podem trazer danos irreversíveis para a vida humana e ao meio ambiente.
No entanto, em um aspecto menos escatológico, a IA pode ser usada para influenciar a opinião pública e promover conflitos sociais, através da criação de conteúdos falsos ou enganosos, como fake news e deepfakes.
Risco no avanço da inteligência artificial
Assim, para evitar os riscos mencionados (além de vários outros), é preciso uma maior cooperação e regulamentação internacional sobre o uso ético e pacífico da IA, além de mecanismos de detecção e combate às ameaças digitais.
Recentemente, Elon Musk e um grupo de especialistas em IA emitiram uma carta aberta, pedindo que o mercado de tecnologia faça uma pausa de seis meses no desenvolvimento de sistemas que podem ser mais poderosos do que o GPT4, última tecnologia da OpenAI.
Entre os tópicos abordados na carta emitida pelo instituto Future of Life, está o potencial risco para a humanidade, caso não existam protocolos de segurança fixos e confiáveis desenvolvidos, implementados e auditados por especialistas.
“Poderosos sistemas de IA devem ser desenvolvidos apenas quando estivermos confiantes de que seus efeitos serão positivos e seus riscos serão administráveis”, esclarece a carta.
Além de Elon Musk, o pedido foi assinado por pesquisadores e cientistas do ramo da Inteligência Artificial e de tecnologia como um todo, de acordo com informações da Reuters, agência de notícias britânica.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho18 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking