MEI
MEI comemora benefícios do INSS para 2024 – veja todos!
Descubra como os Microempreendedores Individuais (MEIs) terão motivos para comemorar em 2024 com a lista completa de benefícios do INSS.
No Brasil, cerca de 16 milhões de empreendedores abraçaram o MEI, mas será que todos estão cientes dos benefícios que o INSS tem a oferecer? Aposentadoria, auxílio-doença e outros recursos temporários estão ao alcance; contudo, para aproveitá-los, é preciso regularizar as atividades e, é claro, desvendar os mistérios do Documento de Arrecadação Simplificado (DAS).
Benefícios do INSS para o MEI
Ser MEI significa garantir uma série de benefícios previdenciários. Entre eles estão:
Aposentadoria por idade: Homens aos 65 anos, com 20 anos de contribuição a partir de 2019, e mulheres aos 62 anos, com 15 anos de contribuição, ambos com direito a um salário mínimo.
Aposentadoria por invalidez: Se houver pelo menos 12 meses de contribuição, você poderá se aposentar por invalidez, desde que seja comprovado com laudos médicos.
Salário-maternidade: Para as contribuintes que precisam dar uma pausa em razão de gravidez, adoção, guarda judicial ou aborto espontâneo, são necessárias pelo menos 10 contribuições. O benefício tem a duração de 120 dias.
Auxílio-doença: O benefício é destinado a contribuintes que estejam temporariamente incapazes de trabalhar, sem o auxílio de funcionários. A solicitação deve ser feita ao manifestar a incapacidade, possibilitando também requerer prorrogação antes do término do prazo. Lembre-se de que é necessário contribuir por 12 meses antes de receber esse benefício.
Auxílio reclusão: Se o MEI estiver sujeito a cumprir regime fechado, seus familiares ou dependentes têm a possibilidade de receber um auxílio durante o período de reclusão do contribuinte. Contudo, é necessário ter contribuído por pelo menos dois anos para ser elegível a esse benefício.
Pensão por morte: Se o MEI contribuir por 18 meses, o dependente, seja cônjuge ou companheiro em união estável ou casamento com menos de dois anos, terá direito a receber a pensão por morte por quatro meses. Se o segurado contribuir por mais de 18 meses, o cálculo será proporcional à idade do dependente.
Os requisitos para garantir os benefícios previdenciários
Para garantir que você usufrua dos benefícios do INSS, é necessário seguir algumas regras. Você precisa:
- Pagar o DAS-MEI até o dia 20 de cada mês, mantendo sua regularidade.
- Contribuir por 12 meses para começar a desfrutar dos benefícios.
Lembre-se de que a falta de pagamento pode levar ao cancelamento do CNPJ, e o período sem contribuição não é contabilizado para os benefícios previdenciários.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia23 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas20 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Projeto que visa inclusão de mulheres 50+ no mercado é aprovado