MEI
MEI pode pedir Restituição de Imposto de Renda?
Como todo contribuinte, o microempreendedor individual (MEI) tem direito à restituição do imposto de renda. No caso do MEI, que presta a Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-MEI), os casos são específicos.
Veja quais são os prazos e procedimentos para o pedido de restituição.
O que é a restituição do imposto de renda?
O contribuinte tem direito à restituição quando paga o imposto referente aos tributos federais acima do devido. Muitos a veem como um dinheiro extra, mas, nada mais é do que uma devolução de parte do que você já pagou.
A vantagem não é exclusiva para pessoas físicas, mas, também, para pessoas jurídicas, incluindo o MEI.
Regras para restituição do imposto de renda
O contribuinte do Microempreendedor Individual (MEI) tem direito à uma forma simplificada de restituição de tributos federais. A solicitação pode ser feita pelo portal do Simples Nacional. Além da facilidade, o procedimento permite que o pagamento da restituição seja concluído em 60 dias a partir da data do pedido.
Com isso, o MEI não precisará deslocar-se à alguma unidade de atendimento para entregar o seu pedido de restituição. A funcionalidade, também, permite que o contribuinte acompanhe o andamento do seu pedido diretamente no Portal do Simples Nacional. As mudanças permitem maior celeridade no processo.
Como é o pagamento da restituição?
A restituição é paga em lotes, seguindo a ordem em que os pedidos foram feitos. Os depósitos são efetuados mensalmente. Têm preferência idosos, deficientes e portadores de deficiência grave. Em seguida, são feitas as devoluções àqueles que entregaram suas declarações logo no início do prazo e, assim, por diante.
Como é a especificidade do MEI?
O MEI tem a parcela única de contribuição mensal, a DAS, por isso, precisa, apenas, fazer a Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-MEI). Mas, é isento de declarar o imposto de renda de pessoa jurídica.
Sendo assim, não terá direito a restituição do imposto. Mas, a pessoa física precisa declarar imposto de renda caso seus rendimentos anuais superem o valor permitido para isento. É aqui que o acordo de simplificação vale.
Vale lembrar que o imposto de renda da pessoa física deve ser apresentado até 30 de abril enquanto a DASN MEI deve ser enviada até 30 de maio. Uma não isenta a outra, pois, a DASN MEI independe do faturamento do ano anterior.
A falta da entrega pode ocasionar o impedimento em ter acesso à contribuição mensal e a inadimplência acarreta em uma série de impedimentos. Porém, dois anos seguidos de apresentação da declaração anual podem levar à perda do registro.

-
Cotidiano11 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Bancos1 dia atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Tecnologia2 dias atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Fundos Imobiliários - FII's2 dias atrás
Mercado de FIIs encerra semestre com alta de até 53; confira as principais altas e baixas
-
Economia9 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades1 dia atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades1 dia atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou