Automobilística
MEI pode ter até 30% de desconto na compra de carros 0km; entenda como
Microempreendedores Individuais também têm direito a descontos na hora de comprar veículo na concessionária. Confira todos os detalhes sobre o assunto.
Uma informação útil, mas que nem todo microempreendedor conhece, está nos descontos para adquirir um veículo. Microempreendedores individuais (MEI) têm direito a comprar carros com até 30% de desconto. O valor consegue ser menor por meio de abates no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Leia mais: Confira os novos prazos para renovar a CNH durante a pandemia
O desconto vale apenas para carros 0km e é concedido na venda direta. Apesar da porcentagem de até 30%, o percentual começa a valer com margem de 2,5%. O total do valor a ser abatido depende do fabricante, modelo, finalidade e quantidade de carros a serem comprados.
Caso o veículo seja utilizado no trabalho, como utilitários, picapes e furgões, o MEI terá acesso aos descontos maiores. Dentre as empresas participantes do incentivo estão a Renault, Volkswagen, Chevrolet e Fiat.
Até hoje, os veículos mais comprados e procurados pelos empresários são Chevrolet Onix, Fiat Strada e Volkswagen Gol. Vale destacara que os MEIs detêm 56,7% dos negócios em funcionamento no Brasil.
Tem mínimo
O desconto concedido ao MEI não pode ser utilizado para fins de revenda dos automóveis. Por isso, o Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) estabeleceu uma regra básica. O proprietário é obrigado a permanecer com o bem adquirido por, no mínimo, 12 meses.
Dessa forma, evitam-se ações de golpistas e estelionatários. Estes poderiam comprar o carro para lucrarem em cima do desconto oferecido.
Atenção redobrada
É preciso ter em mente que o carro estará vinculado ao nome da empresa. Por isso, a atenção deve ser redobrada no que diz respeito à documentação empresarial. Em casos de tributos pendentes ou entraves burocráticos, as restrições poderão ser lançadas em nome da empresa e do empresário.
Outro ponto que vale ser destacado está ligado ao prazo de entrega do veículo. Apesar dos descontos e das facilidades apresentadas, o microempreendedor deve estar atento a algumas condições.
Uma delas é o prazo para a entrega do carro, que é um pouco maior do que convencionalmente se espera. Dependendo da marca e/ou modelo, o veículo será entregue em um período que varia de 10 a 40 dias após a compra.
Outra limitação imposta no processo está relacionada ao valor ou quantidade de veículos adquiridos. Carros com preços elevados ou em grande quantidade faz com que gere suspeita na hora da compra. E essa suspeita pode nascer de uma leve desconfiança na Receita Federal.
Isso pode acarretar imenso prejuízo ao comprador. Afinal, o MEI deve ter rendimento anual inferior a R$ 81 mil. Este valor pode ser inferior ao necessário para adquirir determinado bem. Assim, caso haja suspeita de o faturamento da empresa ser maior do que o estipulado, dores de cabeça podem aparecer.
Entre as consequências negativas, o microempreendedor individual poderá ser desqualificado para a categoria de MEI e ainda receber outras sanções cabíveis.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Agronegócio2 dias atrás
NASA indica 5 plantas que purificam o ar e são perfeitas para ter em casa
-
Bancos2 dias atrás
Grande banco fecha 38 agências e impacta clientes e funcionários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?
-
Empresas1 dia atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas1 dia atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças1 dia atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem