MEI
MEI: Será que Você Tem Direito aos Benefícios do INSS? Saiba Mais!
Uma das dúvidas dos microempreendedores é se eles, assim como os trabalhadores do regime CLT, podem contar com os benefícios do INSS.
Aqueles que trabalham como Microempreendedor Individual (MEI) têm como uma de suas principais dúvidas se eles, assim como aqueles que trabalham no regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), têm direito aos benefícios ofertados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Essa dúvida geralmente se fundamenta, pois aqueles que são registrados como MEI precisam, todos os meses, pagar um valor relacionado à contribuição.
Unindo esse fato à vontade dos trabalhadores brasileiros de alcançar o grande sonho de se aposentar, essa dúvida faz muito sentido com a realidade. Então, seriam esses microempreendedores capazes de se aposentar pelo INSS?
Para aqueles que trabalham com a carteira assinada, ou seja, no regime CLT, as contribuições para com o INSS são feitas de forma automática.
Já quando nos referimos aos MEIs, esses também contribuem mensalmente para com o INSS, só que de forma manual, e não descontado em folha, como no caso de outros trabalhadores.
Os microempreendedores fazem a sua contribuição mensalmente, pagando o boleto que é gerado pelo Simples Nacional. Dessa maneira, assim como outros trabalhadores, se estiverem em dia com suas contribuições, os MEIs podem vir a se beneficiar do que é oferecido pelo INSS.
Como o MEI contribui?
Como dito anteriormente, quem trabalha como MEI paga de forma manual, por meio do boleto chamado DAS-MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).
Obrigatoriamente, as contribuições devem ser referentes a 5% do valor de um salário mínimo. Porém, caso o trabalhador queira se aposentar com um salário maior, ele pode vir a contribuir com valores maiores.
O boleto DAS-MEI pode ser acessado por meio do portal ou por meio do aplicativo Total MEI. Contribuindo mensalmente, o MEI pode ter acesso a todos os benefícios ofertados pelo INSS.
Entre esses, Auxílio-Doença, Salário-Maternidade e até mesmo a tão sonhada aposentadoria. Mas, assim como todos os trabalhadores assegurados pelo INSS, esses precisam cumprir para com os requisitos solicitados por cada um dos benefícios.
Em caso de dúvida sobre os benefícios ofertados pelo INSS e como solicitar cada um deles, é possível acessar o portal do INSS (meu.inss.gov.br).
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia1 dia atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025