Conecte-se conosco

Economia

MEIs podem lucrar até R$ 6 bi com compras governamentais

Microempreendedores Individuais.

Publicado

em

A plataforma Contrata+Brasil, lançada recentemente pelo governo federal, já conta com a adesão de mais de 630 municípios e tem potencial para gerar até R$ 6 bilhões em receita anual para microempreendedores individuais (MEIs). O projeto visa conectar órgãos públicos a pequenos prestadores de serviço, como pintores, encanadores, eletricistas e pedreiros, ampliando a participação desse segmento na execução de serviços públicos.

Apesar do grande número de MEIs no Brasil – cerca de 16 milhões –, apenas 70 mil estão cadastrados na base de fornecedores do governo federal. Para mudar esse cenário, o Sebrae, parceiro da iniciativa, busca incentivar prefeituras que integram o programa Cidade Empreendedora a aderirem à plataforma e a estimular o cadastro e a qualificação dos empreendedores.

Segundo Pedro Pessoa, analista de Políticas Públicas do Sebrae, a estratégia envolve duas frentes: atrair prefeituras e instituições para o Contrata+Brasil, mostrando os benefícios da ferramenta, e incentivar os MEIs a se cadastrarem e se capacitarem para atender às exigências do setor público. “A plataforma será inclusiva do ponto de vista econômico, pois quem estiver mal avaliado não será excluído, mas receberá capacitação para melhorar sua posição”, explica Pessoa.

A plataforma tem uma interface intuitiva e permite que a contratação ocorra em até cinco dias após a publicação da necessidade do serviço. Para se inscrever, o profissional precisa ter registro no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores (Sicaf) e acessar a ferramenta com login do gov.br, informando sua área de atuação. Além de visualizar oportunidades, os inscritos poderão receber notificações via WhatsApp sempre que houver demanda em seu município.

Cidade Empreendedora

O programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, tem impulsionado o desenvolvimento local em diversos municípios por meio de ações estratégicas voltadas ao crescimento econômico e social. Com atuação em 10 eixos, incluindo políticas públicas, acesso a crédito e sustentabilidade, a iniciativa já chegou a 2.670 cidades entre 2021 e 2024, abrangendo todas as unidades da federação.

(Com Agência Sebrae).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS