Conecte-se conosco

Mundo

Melhor cidade do mundo para quem busca boa qualidade de vida é revelada

Estudo elegeu cidade com melhor relação custo-benefício × qualidade de vida. Fatores como habitação, transporte, alimentação, vestuário, bens domésticos e entretenimento do local foram considerados.

Publicado

em

Encontrar qualidade de vida a um custo acessível parece uma ideia distante. Mas um relatório da consultoria Marcer encontrou a cidade que mescla esses dois importantes fatores: Montreal, no Canadá. A pesquisa foi realizada a partir da análise de 226 cidades no mundo, considerando cerca de 200 aspectos.

Dentre eles estão o custo de habitação, transporte, alimentação, vestuário, bens domésticos e entretenimento. O estudo identificou as melhores cidades para aqueles que vivem fora de seu país de origem por motivos profissionais ou educacionais.

Pesquisa descobre a melhor cidade para se viver de forma barata – Foto: Reprodução

Destaque para Montreal

Montreal alcançou o primeiro lugar do ranking como uma escolha ideal para quem procura equilibrar qualidade de vida com um custo acessível ao considerar viver em um destino estrangeiro.

Ela se destacou por ocupar a 118ª posição em custo de vida geral e a 20ª em qualidade de vida, obtendo assim a melhor pontuação geral.

Segundo o relatório, apenas outras sete cidades também alcançam esse equilíbrio:

  • Varsóvia (Polônia);

  • Budapeste (Hungria);

  • Ljubljana (Eslovênia);

  • Kuala Lumpur (Malásia);

  • Zagreb (Croácia);

  • Cidade do Panamá (Panamá);

  • Santiago (Chile).

Essa lista com oito cidades pode ser especialmente interessante para famílias em busca de um estilo de vida melhor, para trabalhadores remotos ou nômades digitais e para empresas que procuram atrair os melhores talentos.

Cidades mais caras do mundo

A análise também mostrou que Hong Kong e Cingapura, ambas na Ásia, estão no topo da lista dos locais mais caros do mundo para se viver. Porém, não apresentaram um desempenho tão satisfatório em termos de qualidade de vida. Em seguida, Zurique ocupa o terceiro lugar.

De acordo com a Mercer, os altos valores de aluguel fizeram com que as metrópoles asiáticas superassem Zurique, Genebra, Basileia e Berna, todas cidades da Suíça.

Confira lista detalhada

Conhecida por seu cenário cultural vibrante, ruas arborizadas e a alta qualidade em educação e saúde, Montreal é habitada por 1,78 milhão de residentes fluentes em inglês e francês. Seu custo de vida é mais acessível do que em 74% das cidades da América do Norte.

Segundo o site de comparação Expatistan, enquanto um residente de Montreal gasta cerca de US$ 2.374 por mês, em Nova York o gasto é de US$ 5.412, mais que o dobro.

Sete cidades dos EUA estão entre as 20 mais caras, incluindo Los Angeles (10º lugar), Honolulu (12º) e São Francisco (13º). Nova York caiu uma posição em relação ao ano passado, ficando em sétimo lugar.

Aqui está o ranking das 30 cidades mais caras do mundo:

  1. Hong Kong, China

  2. Cingapura, Cingapura

  3. Zurique, Suíça

  4. Genebra, Suíça

  5. Basileia, Suíça

  6. Berna, Suíça

  7. Nova York, EUA

  8. Londres, Reino Unido

  9. Nassau, Bahamas

  10. Los Angeles, EUA

  11. Copenhague, Dinamarca

  12. Honolulu, EUA

  13. São Francisco, EUA

  14. Bangui, República Centro-Africana

  15. Dubai, Emirados Árabes Unidos

  16. Tel Aviv, Israel

  17. Miami, EUA

  18. Djibuti, Djibuti

  19. Boston, EUA

  20. Chicago, EUA

  21. N’Djamena, Chade

  22. Washington, D.C., EUA

  23. Xangai, China

  24. Viena, Áustria

  25. Pequim, China

  26. Conakry, Guiné

  27. Atlanta, EUA

  28. Seattle, EUA

  29. Paris, França

  30. Amsterdã, Holanda

Natália Macedo é graduada em Jornalismo, possui MBA em Comunicação e Jornalismo Digital. Mineira de Belo Horizonte, é apaixonada pelo Universo Geek e pelo mundo da música e entretenimento. Além disso, ama escrever e informar de maneira leve e democrática.

Publicidade

MAIS ACESSADAS