Conecte-se conosco

Tecnologia

Menos celular, mais saúde: descubra como 15 min fazem a diferença!

Pesquisa estabeleceu relação causal entre a diminuição do tempo de uso das redes sociais e efeitos positivos na saúde física e mental

Publicado

em

Se você é daqueles que está preocupado com o tempo gasto em frente a uma tela de celular, fique atento aos resultados dessa pesquisa.Um estudo da Swansea University, localizada no País de Gales, Reino Unido, mostra que reduzir o uso de mídia social em 15 minutos por dia já melhora significativamente a saúde geral e a função imunológica do corpo.
A redução do chamado de “tempo de tela” é um jeito, segundo a pesquisa, de minimizar até mesmo os níveis de solidão e depressão. Acredite.O estudo foi publicado no Journal of Technology in Behavior Science. Ele foi realizado ao longo de três meses e focou em examinar os efeitos na saúde física e psicológica das pessoas, depois que elas reduziram o uso de rede social em 15 minutos por dia.

Comparação

Os resultados dos participantes diretos da pesquisa foram comparados a grupos de pessoas que continuaram mantendo a mesma rotina de uso das mídias sociais.

Ao todo, 50 pessoas participaram do estudo, sendo 33 mulheres e 17 homens, com idades entre 20 e 25 anos. Eles responderam a perguntas mensais sobre saúde e função psicológica, além de fornecerem relatórios semanais sobre o uso de internet.

Por exemplo, o grupo, que diminuiu o uso, teve uma melhora média de 15% na função imunológica, incluindo menos resfriados, gripes, verrugas. Além disso, melhoraram em 50% a qualidade do sono e reduziram em 30% os sintomas depressivos.

Os índices foram significativamente maiores, segundo os pesquisadores, em relação ao que foi vivenciado pelo outro grupo, que não mostrou nenhuma alteração.

Reduziram além do solicitado

Os cientistas observaram que as pessoas que foram instruídas a reduzir o uso de rede social em 15 minutos por dia chegaram a atingir até 40 minutos menos.

Chamou a atenção, no entanto, o fato de que, entre aqueles que não precisaram reduzir, foi registrado, na verdade, um aumento diário de 10 minutos por pessoa.

Experiência controlada

Estudos anteriores já tinham demonstrado a correlação entre o uso reduzido de rede social e as melhorias de saúde e bem-estar psicológico.

Essa nova pesquisa, apesar de trabalhar no mesmo sentido, torna-se importante pois demonstra, efetivamente, baseada em uma experiência controlada, a relação causal entre uma coisa e outra.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS