Automobilística
Onix supera o HB20: O embate dos compactos no mercado automobilístico!
O Onix, da Chevrolet, tomou a liderança de vendas do Hyundai HB20. Conheça os prováveis motivos do acontecimento.
O Chevrolet Onix é um hatch compacto que tomou o mercado de assalto logo quando chegou ao Brasil, ao lado de outras opções de automóveis de passeio, como o HB20, da Hyundai, tanto é que a liderança de vendas se revezou entre os dois carros por muito tempo, desde 2021.
Isso porque, em 2021, o carro da Chevrolet figurava no pódio dos mais vendidos, mas, com a pandemia, a produção teve de ser interrompida, em virtude da falta de componentes. Assim, o veículo da Hyundai ocupou o posto e o manteve também em 2022, mas uma reviravolta aconteceu.
No ano passado, o HB20 passou por atualizações em seu design, que não vinha agradando os consumidores como aconteceu na primeira geração, com aprovação quase unânime no mercado. No entanto, nem mesmo essas mudanças foram capazes de retomar o pódio.
Nos meses de janeiro a abril de 2023, o Onix garantiu o primeiro lugar nas vendas de carros de passeio, contabilizando 28.902 emplacamentos. O segundo lugar, ainda é um Onix, mas em outra versão, a Plus, um sedã que emplacou 23.686 vendas. O HB20 ainda aparece no pódio, em terceiro lugar.
Por que o Onix é o carro mais vendido?
Como mencionado brevemente, a falta de peças pegou todo o setor automobilístico de surpresa, prejudicando a indústria durante todo o ano de 2021 e ainda parte de 2022. Agora, no entanto, a produção está novamente normalizada, o que impulsionou as vendas do hatch da Chevrolet.
Outro fator importante para a popularidade do carro é a rede de concessionárias da Chevrolet no Brasil, sendo uma das maiores do setor com aproximadamente 600 unidades espalhadas pelo país. Enquanto isso, a rival Hyundai conta com menos de 300 pontos de venda.
Além desses fatores, a Chevrolet — no caso a General Motors, proprietária da marca — adotou diversos esforços para popularizar ainda mais o Onix, por meio de descontos e campanhas publicitárias contínuas, que definitivamente surtiram o efeito esperado.
Fora todos esses motivos, o carro da Chevrolet é uma boa opção, além de parecer feito especificamente para o mercado brasileiro, com um design interessante, equipamentos modernos e úteis, além de um preço competitivo — infelizmente, ainda longe do que pode ser considerado “popular” — para a população local.

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800