Tecnologia
Mercado capixaba adota reconhecimento facial em sua rotina
Trata-se de tecnologia biométrica.
O Extraplus, uma das principais redes de supermercados do Espírito Santo, adotou a solução de reconhecimento facial da Payface, empresa catarinense de tecnologia em pagamentos por biometria, em quatro de suas unidades localizadas em Vila Velha e Vitória. Essa iniciativa abrange 38 pontos de venda (PDVs) da rede.
Prevista para ser implementada no início de 2025, a tecnologia de reconhecimento facial visa eliminar a necessidade de cartões físicos, dinheiro, carteiras ou celulares durante as compras. Inicialmente, a solução estará disponível exclusivamente para os membros do programa de fidelidade do Extraplus.
Rayza Coutinho, gerente comercial e operações do Extraplus Supermercados, destaca a tradição da rede em adotar novas tecnologias, como o e-commerce e os self checkouts, agora ampliada com a integração do Payface.
Reconhecimento facial
Este projeto marca a entrada da Payface no mercado do Espírito Santo. A empresa, sediada em Vitória, foi fundada em 2002 e, em 2022, investiu aproximadamente R$ 225 milhões na expansão de seu centro de distribuição na Serra, visando alcançar um faturamento anual de R$ 2 bilhões.
A Payface, por sua vez, foi fundada em 2018 em Florianópolis, pelos empreendedores Eládio Isoppo e Ricardo Fritsche. A empresa conecta diversos meios de pagamento por meio de sua tecnologia IDtech, incluindo cartões de crédito, private labels, wallets, adquirentes, subadquirentes e gateways de pagamento. Com uma equipe de 100 profissionais, a Payface já implementou projetos em varejistas de vários estados brasileiros, como Santa Catarina, Bahia, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, contando com clientes como Super Muffato, Angeloni, St. Marche e Zona Sul.
Tecnologia biométrica
O reconhecimento facial é uma tecnologia biométrica que utiliza algoritmos para identificar e verificar a identidade de uma pessoa através da análise de características faciais únicas. Essas características incluem padrões de pontos de interesse como distância entre os olhos, largura do nariz, contornos da face, entre outros.
O reconhecimento facial é utilizado em uma variedade de aplicações, desde segurança e controle de acesso até sistemas de pagamento e automação de processos. É considerado uma tecnologia conveniente por não requerer interação física direta (como o uso de cartões ou senhas) e por sua rapidez na identificação de indivíduos. No entanto, questões relacionadas à privacidade e segurança dos dados pessoais são frequentemente debatidas em torno do uso dessa tecnologia.

-
Tecnologia1 dia atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Tecnologia17 horas atrás
O que acontece se você deixar seu Android desligado por 3 dias?
-
Tecnologia2 dias atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura
-
Tecnologia15 horas atrás
Usar celular sem capinha é a nova tendência entre usuários
-
Mundo2 dias atrás
Colômbia pede adesão ao banco dos Brics e sinaliza afastamento dos EUA
-
Política2 dias atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Mundo2 dias atrás
Trump propõe uso de carvão para alimentar data centers de IA
-
Tecnologia2 dias atrás
Sam Altman projeta um futuro em que o ChatGPT lembrará “toda a sua vida”