Conecte-se conosco

Agronegócio

Mercado de robôs agrícolas deve crescer 25% até 2026

Devido ao alto custo da mão-de-obra humana e a escassez de trabalhos qualificados, agricultores estão investindo em máquinas modernas e robótica

Publicado

em

De acordo com o último relatório do IMARC Group, intitulado “Agricultural Robots Market Size: Global Industry Trends, Share, Size, Growth, Opportunity and Forecast 2021-2026”, o mercado de robôs agrícolas deve crescer 25,5% ao ano até 2026. A previsão ainda afirma que o aumento deve saltar dos atuais US$ 5,4 bilhões, para US$ 21,2 bilhões.

A pesquisa foi feita em cinco continentes, e 23 das maiores empresas de segmentos relacionados, como maquinários, drones, hardware, software e outras tecnologias em geral foram consultadas.

Devido à crescente demanda por produtos agrícolas em todo o mundo, os agricultores, a fim de substituir processos agrícolas convencionais, devido ao alto custo da mão-de-obra humana e a escassez de trabalhos qualificados, estão investindo em máquinas modernas e robótica. Dessa forma, a mecanização deve melhorar a produtividade e gerar mais receita.

Os robôs são equipamentos de integração baseados em Inteligência Artificial, onde são equipados com GPS, sensores, softwares e ferramentas para realizar diversas atividades e atuar como importantes fatores no mercado.

Segundo o relatório, a fim de introduzir uma nova geração de robôs agrícolas, espera-se investimentos crescentes de vários fabricantes em atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) nos próximos anos.

Os robôs agrícolas são máquinas autônomas usadas para melhorar a qualidade e a eficiência do rendimento, reduzir a dependência do trabalho manual e aumentar a produtividade e sustentabilidade geral da colheita. Isso inclui plantio, levantamento de campo, controle de ervas daninhas, colheita, coleta de dados aéreos, fertilização e irrigação e análise de solo, monitoramento ambiental.

Além disso, os robôs agrícolas também podem ser utilizados para uma variedade de tarefas na pecuária, como monitoramento, alimentação, seleção, limpeza e ordenha de rebanhos de corte, leiteiros, aves e suínos.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS