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Mercado Livre: comprou e bateu o arrependimento? cancela que a gente te ensina

Compras on-line sempre envolvem o risco de insatisfação e arrependimento. Se você passou por isso com o Mercado Livre, existe uma solução.

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Como qualquer site de vendas, o Mercado Livre também oferece possibilidades de cancelamento ao cliente. Geralmente, esse mecanismo é utilizado em caso de arrependimento, extravio, defeito do produto e outros.

O processo é bem simples e rápido e pode ser feito tanto pelo celular, por meio do aplicativo do Mercado Livre, quanto pelo site, no computador. Geralmente, o resultado é a devolução integral do valor pago.

É importante destacar que, se o produto já foi recebido, você deverá devolvê-lo para ter direito ao reembolso. O próprio vendedor pode realizar a devolução do dinheiro, mas, caso não haja acordo, o Mercado Livre costuma intermediar a reclamação feita pelo cliente.

Nas linhas abaixo, vamos mostrar como funciona o processo de cancelamento. Fique atento às dicas e observações!

Como cancelar uma compra no Mercado Livre

Pelo celular

1) Abra o aplicativo do Mercado Livre no celular e toque sobre o ícone que fica no canto inferior direito da tela.

2) Em seguida, selecione “Compras” e localize o item que você deseja cancelar.

3) Feito isso, na parte inferior da tela, toque em “Preciso de ajuda”.

4) Selecione, então, a opção “Tenho um problema com o produto” e, depois, toque em “Quero cancelar a compra”.

5) Detalhe o pedido, informando se você recebeu ou não o produto. Se estiver com ele, é preciso devolvê-lo corretamente.

6) O passo seguinte é informar o motivo do cancelamento. Explique em detalhes e, depois, toque em “Continuar”. Vale citar que, caso você queira, é possível anexar fotos. Por fim, clique em “Iniciar reclamação”.

Esse processo é suficiente para informar ao vendedor sobre o problema e o desejo de cancelamento. Basta aguardar a resposta dele para que você tome as ações necessárias.

É importante saber que, caso não haja resposta em um prazo de cinco dias, o Mercado Livre intervém para mediar a situação. Todo o progresso da solicitação pode ser acompanhado por e-mail.

Assim que concluir toda a negociação, com a devolução do produto e o recebimento do dinheiro, finalize a reclamação no site ou aplicativo.

Pelo computador

1) Acesse o site do Mercado Livre, entre em seu cadastro e, depois, vá até a opção “Compras”.

2) Assim como no aplicativo, selecione a compra que deseja cancelar e clique nos três pontinhos que ficam no canto da tela.

3) Em seguida, clique em “Tenho um problema”.

4) Escolha qual é o problema dentre as opções apresentadas. No caso de cancelamento, a questão envolve o “Produto”.

5) Selecione, em seguida, algumas destas opções: “Recebi o produto com problema” ou “Quero cancelar a compra”.

6) Escolha a opção que mais se encaixa e clique em “Iniciar reclamação”.

As regras posteriores são as mesmas mencionadas acima, no caso do cancelamento via aplicativo. Dependendo da situação, o Mercado Livre intervém para mediar e resolver tudo.

Prazos

Um aspecto que precisa ficar claro, no entanto, é o prazo previsto pela plataforma. Ela estabelece algumas regras em relação ao período aceito para fazer reclamações. Veja:

  • Você tem 60 dias corridos para iniciar uma reclamação, a partir da aprovação do pagamento.
  • O prazo é de 10 dias, contados a partir da efetivação do pagamento, em caso de produtos ainda não enviados.
  • O prazo é de 10 dias, a partir do recebimento do produto, em caso de arrependimento.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

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