Tecnologia
Imagine um celular que se repara sozinho? Pode estar mais próximo do que pensamos: 2028
Previsões indicam mudanças sensíveis nos celulares do futuro. Uma delas envolve mecanismos de defesa e reparação nos painéis.
Os celulares estão cada vez mais tecnológicos. A previsão mais recente é de que, em alguns anos, as telas dos aparelhos serão capazes de se consertarem sozinhas e prevenir determinados riscos.
Segundo a agência de análises CCS Insights, essa novidade deve se tornar possível a partir de 2028. A ideia é que essa tecnologia funcione a partir de um nano-revestimento na superfície da tela.
O material, conforme vislumbrado até então, seria capaz de criar um novo composto que poderia preencher os riscos e imperfeições menores da tela. Já imaginou?
O analista-chefe da CCS, Ben Wood, aponta que é totalmente possível desenvolver esse tipo de inovação. Algumas soluções já estão sendo testadas pelos engenheiros e, a depender dos resultados, elas podem ser facilmente incorporadas aos aparelhos.
O único alerta que precisa ficar claro para todos é que esse tipo de mecanismo não é capaz de consertar telas totalmente rachadas ou quebradas. A ideia é prevenir danos menores, somente.
Experiência da LG
A LG chegou a experimentar uma tecnologia do tipo em 2013, ao adotar painéis que se consertavam sozinhos em modelos como o LG G Flex. Eles se caracterizavam pela tela levemente curva e pelo revestimento autorreparável na tampa traseira.
A novidade, no entanto, nunca foi exatamente explicada pela marca. As especulações davam conta de que existia uma camada de átomos de hidrogênio que se rearranjavam após arranhões e pequenos estragos causados na tela.
O que ficou constatado é que a tecnologia, de fato, funcionava, mas mesmo assim não gerou grandes ganhos para a LG. A empresa acabou se retirando do mercado anos depois.
Concorrência
Desde então, marcas concorrentes começaram a registrar patentes de telas autorreparáveis. A Motorola é uma delas, assim como a Apple. Ambas possuem pesquisas em áreas semelhantes.
No caso da empresa da maçã, a expectativa é de que a tecnologia seja implementada em um possível iPhone dobrável. Será que isso é o que vem aí no futuro? Até agora, nada foi concretizado, mas vale a pena esperar.

-
Tecnologia20 horas atrás
Nubank tem surpresa exclusiva para os clientes; fique por dentro
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Salário não é tudo! Veja o que atrai (de verdade) a Geração Z para uma vaga
-
Tecnologia1 dia atrás
Não jogue fora! Veja ideias criativas para reaproveitar seu modem antigo
-
Tecnologia1 dia atrás
Qual smartphone os magnatas da tecnologia usam? As escolhas de Cook, Bezos, Musk e outros
-
Tecnologia1 dia atrás
ChatGPT lança assistente de compras: como utilizar e quais os benefícios da novidade?
-
Economia2 dias atrás
Mudanças no seguro-desemprego: veja novos valores e regras atuais
-
Finanças2 dias atrás
Primo Pobre compartilha estratégias para conseguir o melhor financiamento imobiliário possível
-
Curiosidades17 horas atrás
Jovem de 14 anos visita parque com a família e sai de lá com R$ 5 milhões no bolso