Conecte-se conosco

Economia

Mês começa com investidor de olho no fiscal e nos EUA

Expectativa de que um novo pacote de estímulo à economia dos Estados Unidos seja aprovado anima as bolsas globais.

Publicado

em

Mês novo, dúvidas velhas. Assim começa o mês de outubro, que promete ser mais um de muita volatilidade. A questão fiscal, que pautou todo o mês de setembro, deve continuar impondo cautela aos negócios. No exterior, o avanço do coronavírus e as eleições presenciais nos Estados Unidos também seguem no foco de atenção dos investidores. Hoje, no entanto, a expectativa de que um novo pacote de estímulo à economia dos Estados Unidos seja aprovado anima as bolsas globais. Por aqui, às 9h05, o Ibovespa futuro acompanhava o movimento e subia 0,13%, aos 95.288 pontos.

Desde que o Renda Cidadã foi anunciado, o mercado tem reagido negativamente, por avaliar que as opções de financiamento do programa sugeridas pelo governo – Fundeb e precatórios – são uma manobra para driblar o teto de gastos. Diante de tantas dúvidas, ontem, o ministro da Economia, Paulo Guedes, concedeu entrevista coletiva para esclarecer que o governo continua comprometido com o teto de gastos. O ministro disse que sua equipe nunca teve a intenção de romper o teto de gastos ou financiar o programa de forma equivocada.

Para tentar esclarecer as incertezas sobre o rumo do Renda Cidadã, o presidente Jair Bolsonaro convocou uma reunião de emergência com integrantes da equipe econômica, com o relator da proposta do Orçamento de 2021, senador Márcio Bittar, e líderes da Câmara e do Senado. Ao final do encontro ninguém comentou nada sobre o que foi resolvido.

No início da tarde, será divulgado o resultado da balança comercial de setembro.

Na Europa, o índice de gerentes de compras (PMI) da indústria da zona do euro avançou para 57,3 em setembro, abaixo da expectativa dos investidores.

Nos Estados Unidos, a expectativa é de um acordo entre republicanos e democratas sobre o pacote de ajuda à economia norte-americana. Ontem, o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, disse estar otimista que o acordo possa sair hoje. A afirmação animou os investidores e as bolsas passaram a operar no azul.

Em Nova York, o futuro do índice Dow Jones registrava alta de 0,88%, aos 27.907 pontos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS