Finanças
Mesmo em stand-by, 4 aparelhos eletrônicos também são vilões da sua conta de luz
Desconectar eletrônicos da tomada ajuda a economizar energia e reduz contas durante o verão.
Com a chegada do verão, muitos brasileiros enfrentam o desafio de lidar com contas de energia elétrica mais altas. O calor intenso leva ao aumento do uso de ar-condicionado, o que eleva os custos. No entanto, existem formas simples de economizar.
Uma prática eficiente é desconectar alguns eletrônicos e eletrodomésticos da tomada durante a noite, algo que gera uma economia significativa.
A seguir, analisamos eletrônicos e eletrodomésticos que contribuem para esse consumo e como desconectá-los pode impactar positivamente a conta de luz.
TVs consomem energia elétrica mesmo quando estão no modo espera – Imagem: reprodução/Jonas Leupe/Unsplash
Como identificar aparelhos em stand-by?
O consumo no modo de espera, ou stand-by, ocorre quando os aparelhos permanecem ativos mesmo estando desligados. Isso acontece com dispositivos como carregadores, que consomem energia enquanto estão conectados à tomada, mas desconectados de celulares e notebooks.
Geralmente, o modo stand-by é indicado por uma luz vermelha ou verde no aparelho, mesmo quando ele foi desligado pelo controle remoto ou não está em uso.
Alguns itens, como o micro-ondas ou modelos de aparelhos de som, podem até ter painéis digitais que mostram as horas ou outras mensagens quando não estão ativos.
Seja apenas um sinal luminoso, como ocorre nas TVs, seja um visor digital, isso significa que o equipamento ainda está consumindo energia.
Tal gasto pode parecer pequeno à primeira vista, mas, ao longo do mês, pode representar até 12% da energia elétrica gasta na residência. Veja a seguir os vilões desse tipo de consumo energético.
1. Aparelhos de som
Aparelhos de som continuam consumindo energia em modo stand-by. Por isso, desligá-los durante a noite não apenas economiza eletricidade, mas também melhora o ambiente.
2. Carregadores de eletrônicos
Carregadores de celulares, notebooks, fones de ouvido, tablets e afins, quando conectados à tomada, mas sem uso, continuam com o gasto de energia.
A recomendação é simples: após concluir o carregamento do dispositivo, retire o carregador da tomada. Assim, pequenas economias podem ser feitas, o que contribui para um uso mais sustentável da energia.
3. Micro-ondas
O micro-ondas também é um gasto silencioso de energia, mesmo quando não está em uso ativo, mas se estiver conectado. Desligá-lo da tomada sempre após o uso pode evitar gastos desnecessários, já que sua utilização é mais pontual e, ao contrário de itens como a geladeira, ele não precisa se manter ligado constantemente.
4. Televisão
As televisões modernas, com recursos de prontidão, consomem energia considerável em stand-by. Desconectá-las da tomada à noite não só economiza energia, mas também ajuda a prolongar sua vida útil.
Seguir tais práticas não apenas alivia o impacto financeiro das contas de luz, mas também contribui para um uso mais consciente dos recursos naturais, ao promover a sustentabilidade. Já que a redução do consumo de energia ajuda na preservação ambiental, tal medida reflete também no seu bolso.
-
Empresas1 dia atrás
Pagou, usou: Starbucks vai ‘barrar’ clientes que não consomem no local
-
Política2 dias atrás
Lula, ministros do STF e parlamentares: quanto vão receber de salário em 2025?
-
Agronegócio2 dias atrás
Como um ingrediente culinário simples pode salvar seu jardim das formigas
-
Saúde1 dia atrás
Agrotóxicos: monitoramento revela dados alarmantes sobre as cidades mais intoxicadas
-
Finanças2 dias atrás
Leilão da Receita Federal tem carro por R$ 6 mil e eletrônicos a preços reduzidos
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
10 profissões que mais cresceram no último ano, segundo o LinkedIn
-
Finanças1 dia atrás
Precisando de crédito? Veja opções de empréstimo com taxas a partir de 1,29%
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Mudança nas regras do saque-aniversário do FGTS: proposta avança no Congresso