Tecnologia
Meu Instagram foi hackeado, e agora? Saiba o que fazer
Veja medidas que podem ser tomadas para aumentar a segurança e garantir a recuperação da conta, caso você seja vítima da ação de hackers.
Com certa frequência, ouve-se por aí relatos de pessoas que tiveram o perfil do Instagram invadido e hackeado. Contas profissionais e pessoais, com milhares de seguidores, passaram a ser alvo da ação de hackers.
A ação deles, no entanto, não consiste somente nisso. Além de roubarem a conta alheia, eles ainda utilizam o perfil para aplicar golpes e fazer vendas falsas.
Mesmo que ninguém esteja 100% protegido contra esses casos, saiba que existem algumas medidas de segurança que ajudam a prevenir ou acelerar a solução desse transtorno.
Como identificar uma tentativa de invasão?
Os hackers, geralmente, utilizam links ou fingem que são do suporte técnico da plataforma para conseguir acesso aos dados da conta.
Diante disso, a primeira dica é ter cuidado quando se recebe links suspeitos e jamais clicar antes de se certificar da segurança e veracidade da mensagem. Além disso, nunca envie o código de acesso da sua conta.
Se você tiver clicado em algum link suspeito, é bom ficar em alerta. Se tiver dificuldade para acessar a conta em seguida ou perceber postagens estranhas, pode ter certeza: os invasores conseguiram entrar no seu perfil.
O que fazer após a invasão?
O Instagram possui um recurso para recuperação de contas, mas é preciso garantir que você tenha acesso ao e-mail ou telefone de segurança vinculado ao perfil.
Veja o passo a passo:
- Na página inicial do Instagram,clique em “Esqueceu a senha?”;
- Depois, informe o e-mail cadastrado e avance;
- Na próxima etapa, insira um e-mail para contato e mudança. Caso o hacker também tenha acesso ao e-mail vinculado ao perfil, informe outro endereço;
- Após isso, você vai receber um e-mail em sua caixa de entrada. Preencha o que foi solicitado e confirme;
- Por fim, você deve enviar um vídeo selfie, solicitado pelo Instagram, para provar que é o dono do perfil invadido. As orientações para essa etapa serão enviadas pela equipe da plataforma.
Assim que recuperada a conta, é necessário alterar a senha. O ideal é colocar uma combinação mais complexa para evitar que o hacker acesse o perfil novamente.
Existem casos em que o invasor chega a alterar o telefone ou e-mail vinculado. Se você for vítima disso, é preciso seguir algumas etapas para reconhecimento, como o envio do vídeo selfie.
Como aumentar a segurança?
O primeiro passo para garantir a segurança da sua conta é escolher uma senha forte e não clicar em links suspeitos. Além disso, outra prática que pode dificultar a ação dos hackers é fazer a autenticação em duas etapas.
Com essa ferramenta, sempre que você fizer um novo login, a plataforma pedirá, além da senha, um código aleatório que será gerado por ela como forma de autenticação.
Lembre-se também de verificar os dispositivos que estão conectados ao seu perfil através do menu do Instagram. Em caso de atividade suspeita, é possível desconectar os demais aparelhos de forma remota.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho22 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Eneva reverte prejuízo e lucra R$ 384 mi no 1TRI25