Automobilística
Michelin não se empolga com pneu inovador?
Empresa já faz testes com o novo produto há alguns anos, mas o dono continua resistente e sem acreditar muito no poder de venda da novidade.
Já imaginou se existisse um pneu que não fura e como isso impactaria na vida e no bolso de todos que possuem transporte próprio? Pois bem, a indústria de pneus vem tentando implantar essa novidade há alguns anos, mas sempre esbarra em uma questão: o custo de fabricação.
A dificuldade reside exatamente na questão da matéria-prima. Um pneu comum tem grande parte de seu interior preenchido por ar, ou seja, um item gratuito. Contudo, um pneu que não fura exigiria, no mínimo, um investimento maior, pois precisaria ser revestido com mais borracha.
Foi exatamente esse aspecto que desanimou o CEO da Michelin, Florent Menegaux, diante da novidade. A empresa vem realizando pesquisas sobre esse novo modelo de pneu, mas o proprietário não parece muito entusiasmado com a ideia.
“É muito mais caro construir esse tipo de pneu do que um normal. A tecnologia estará disponível, mas para ser aplicada em casos que alguém esteja preparado para pagar o preço, porque será muito mais caro que um pneu clássico”, expõe o executivo.
Testes
A Michelin, que é uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, já realizou testes em Singapura e na França, em parceria com a empresa de logística DHL. A intenção também foi coletar impressões e opiniões de motoristas que trafegam no dia a dia.
Apesar do argumento de que os pneus que não furam seriam mais caros, ainda não é possível determinar o quão mais caros eles seriam. No entanto, o que se pode afirmar é que haveria uma certa demanda por eles.
Menegaux acredita, por exemplo, que esse tipo de pneu seria mais utilizado nas cidades, em usos frequentes, como serviços de entrega. Diante dessa possibilidade, ele até pondera que pode estar um pouco errado sobre a invenção, mas segue acreditando no modelo tradicional.
“Talvez eu esteja errado, mas não acho que vamos trocar os velhos pneus, que são muito úteis, por pneus sem ar. Furar um pneu é sempre um pesadelo, mas não acontece com muita frequência. Quando você olha de modo estatístico, a probabilidade de ter um furo é muito pequena”, alega.
-
Cotidiano1 hora atrás
Rio Grande do Sul: Fortes chuvas, enchentes e calamidade
-
Política1 hora atrás
Reforma Tributária deve ser aprovada ainda este ano; entenda
-
Política2 horas atrás
Título de Eleitor: Prazo para emitir e regularizar termina dia 8
-
Empresas1 hora atrás
Petrobras concorda em ceder parte de sua quota de gás à Argentina
-
Empresas46 minutos atrás
Gerdau pretende construir siderúrgica de aço especial no México
-
Economia2 horas atrás
Setor de mineração registra alta no 1º trimestre e critica imposto seletivo
-
Empresas14 minutos atrás
Banco Inter vai pagar dividendos aos acionistas nesta segunda
-
Política2 horas atrás
Brasil e Japão vão investir em agricultura e segurança cibernética