Conecte-se conosco

Agronegócio

Milagre da natureza: Lanterna das Fadas volta a brilhar após décadas de extinção na floresta japonesa

Publicado

em

Pesquisadores da Universidade de Kobe fizeram uma descoberta surpreendente que trouxe esperança e alegria para a comunidade científica e amantes da natureza.

Após 30 anos de extinção no Japão, a planta mítica conhecida como “Lanterna das Fadas” ressurgiu em uma floresta próxima à cidade de Sanda, relevando um verdadeiro milagre da natureza.  

Conhecida pelo nome científico de Thismia kobensis, ela encanta a todos com sua aparência que se assemelha a uma lanterna e ilumina o chão da floresta, trazendo de volta uma beleza que há muito tempo havia se perdido.  

Uma espécie única com características marcantes

A Thismia é uma planta muito peculiar e extremamente rara em todo o mundo. Seu desenvolvimento se dá inteiramente sob o solo, sem possuir folhas visíveis.  

Sua singularidade se dá pela flor exuberante que desabrocha para fora do solo, criando uma imagem deslumbrante de uma lanterna no meio da floresta.  

Essa espécie consegue obter seus nutrientes a partir da degradação de fungos presentes em suas raízes, em um processo conhecido como micotrofismo.  

Essa adaptação única permite que a “lanterna das fadas” consiga sobreviver e até mesmo florescer sem a necessidade de realizar o processo de fotossíntese.  

Um lar no norte da Ásia e a ameaça de extinção  

A recente localização da Thismia kobensis  em uma floresta próxima à Sanda torna essa espécie a mais setentrional da Ásia. A única “espécie irmã” dessa planta, a Thismia americana,  foi descoberta há mais de um século e é a única que se desenvolve na América do Norte e já foi considerada extinta.  

Ambas as espécies compartilham características marcantes em sua morfologia floral interna, como, por exemplo, a ausência de glândulas de néctar. Infelizmente todas as mais de 90 espécies catalogadas da Thismia estão em risco de extinção por causa da degradação dos seus habitats.  

Entretanto, o Japão não foi o único país a encontrar um sinal de vida por parte da Lanterna das Fadas. Em 2015, pesquisadores encontraram no Brasil o primeiro registro da Thismia paranaense, que foi apelidada de “Lanterna das Fadas Brasileira”.  

Com suas delicadas flores de tons rosa claro, que tendem a medir entre 3 a 6 centímetros, essa é uma das espécies que mais encanta os seus observadores durante a época de chuvas, quando ocorre o seu período de floração por apenas três meses.  

Durante os outros meses do ano, a planta permanece com sua estrutura vegetativa enterrada, aguardando até o seu próximo ciclo de vida e florescimento.  

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

Publicidade

MAIS ACESSADAS