Conecte-se conosco

Agronegócio

Milho de pipoca: dicas simples para cultivar em casa

Veja como plantar seu próprio milho de pipoca.

Publicado

em

Muito consumido em todo o mundo, é comum ver o milho em cinemas, reuniões de família, aniversários infantis e outras ocasiões, sendo ele, exclusivamente utilizado para pipoca. Então, hoje, você aprenderá a cultivar o seu próprio milho de pipoca de maneira fácil. 

A variedade é caracterizada por pequenos grânulos e contém amido duro ou cristalino. Quando aquecido, ele explode, ao contrário de outras variedades. Mas, por enquanto, vamos ver como plantar milho de pipoca passo a passo. 

Veja também: Conheça 5 espécies de plantas para cultivar na beira da piscina

Como plantar milho de pipoca

Primeiro, as sementes de pipoca que você precisa são sementes crioulas. Essas sementes não são geneticamente modificadas e são as mais recomendadas para plantio. Como resultado, eles são cultivados de forma totalmente orgânica, sem maior risco de perda de mudas. 

Misture o solo vegetal com húmus de minhoca para germinar a semente. Em seguida, use os dedos para cavar um pequeno buraco no solo e adicione as sementes. Coloque uma ou duas.

Você não precisa adicionar mais porque o milho tem uma boa taxa de germinação. No entanto, quando as sementes brotam juntas, você precisa cortar uma muda, deixando apenas a mais desenvolvida. 

Depois, cubra a semente com terra, fazendo uma camada fina. Em seguida, regue e coloque em um local onde possa secar por cerca de 5 horas por dia. Lembrando que, esta é a maior quantidade de luz solar que pode obter, pois pode influenciar na germinação da planta caso ela fique desidratada.  

Como transplantar a muda

Em cerca de 4 a 5 dias, as sementes começarão a germinar e, após 3 semanas, poderão ser transplantadas. Para fazer isso, você removerá as mudas sem ferir as raízes. Por isso, torne o solo rico em calcário, que oferece muitos benefícios e é o mais recomendado para a pipoca. 

Depois de preparar o solo, cave e enterre para acomodar as raízes das mudas. Em seguida, regue as plantas. Deve ser irrigada com frequência, pois o milho de pipoca gosta de muita água. Se possível, mantenha o solo bem úmido para acomodar melhor sua planta, fazendo com que ela se desenvolva mais rápido.

Viu como é fácil fazer o próprio cultivo do milho de pipoca em casa? Que tal colocar em prática?

 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS