Conecte-se conosco

Agronegócio

Milho tem janela dos portos fechada para soja

Volume de embarque do cereal é baixo e mercado comprador tem dado prioridade para a oleaginosa.

Publicado

em

O movimento dos portos mostra que as exportações de milho estão abaixo do normal. Ainda há um residual estimado em cerca de 500 mil toneladas para ser exportado, mas com o mercado externo lento, como vem desde o meio do ano passado, os embarques da soja são prioridades com a colheita em avanço. A afirmação é da corretora Germinar.

Ainda segundo a empresa, o line-up bateu em 79 mil toneladas, pelo levantamento realizado junto às autoridades portuárias. A maior concentração deste índice está em Santos. Alguns terminais se encontram praticamente zerados, sobretudo no Sul, como é o caso de Paranaguá e Rio Grande. A região é uma das maiores produtoras e concentra a maior 1ª safra. Entretanto, a seca registrada nos últimos meses causou prejuízos na produção.

Os números também comprovam as baixas dos embarques no ano comercial do milho. No acumulado deste ano, o Brasil enviou 15,1 milhões toneladas a menos ao exterior que na comparação do mesmo período do ano passado. Até o momento, 21 milhões de toneladas foram negociadas internacionalmente.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS