Economia
Ministério do Trabalho busca alternativa ao Saque-Aniversário do FGTS: Saiba mais
Governantes de Lula seguem tentando buscar nova alternativa para o Saque-Aniversário. Agora, aprovação depende do Congresso.
Durante a última terça-feira (7), Rogério Marinho, ministro do Trabalho, reafirmou que a extinção ou a substituição do Saque-Aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é uma intenção do Governo Federal. Conforme foi anunciado, espera-se que, em breve, o substituto da categoria seja apresentado ao Congresso Nacional.
Marinho relatou que muitos trabalhadores ficaram sem a garantia do FGTS após serem demitidos. Ao sacar o valor no mês do aniversário, o trabalhador ficaria desprovido do valor em caso de demissão. Foram várias as vezes que o ministro do Trabalho afirmou que era contra a modalidade do Saque-Aniversário.
Em contrapartida, o Saque-Aniversário não é uma versão obrigatória para os trabalhadores. Seguem todas as regras tradicionais do FGTS quem não escolheu aderir à opção de sacar parte do valor no mês do aniversário. Mas, ao aderirem à opção nova, os trabalhadores demitidos ficarão sem recursos.
Ao optar pelo modelo tradicional, o trabalhador continua tendo acesso ao saque do Fundo de Garantia em momentos específicos: em casos de demissão, o Saque Extraordinário e Saque Calamidade (em casos de calamidade pública). Para exemplificação, são os saques tradicionais do FGTS.
De todas essas opções, o saque após a demissão é a categoria que resguarda a saúde financeira dos trabalhadores.
Saque-Aniversário do FGTS
A opção de retirada do Saque-Aniversário foi reafirmada devido a divergências na estrutura do FGTS. O modelo foi apresentado durante os últimos anos, permitindo que o contribuinte pudesse acessar parte do Fundo de Garantia no mês do aniversário. Para Marinho, esta é uma opção que foge da proposta original do FGTS.
“É uma lei estabelecida e vamos oferecer ao Parlamento possibilidades de mudança drástica em relação a isso, até a possibilidade de acabar, mas depende do Congresso“, afirmou o ministro.
O Governo Federal pode buscar uma alternativa de substituição, assim como pode optar por extinguir o Saque-Aniversário até mesmo para os trabalhadores que aderiram a categoria no FGTS.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp