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Economia

Ministério do Trabalho irá lançar plataforma digital para atender o cidadão

Projeto piloto começa amanhã.

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O Ministério do Trabalho e Emprego anunciou o lançamento da plataforma unificada de atendimento, chamada Una, que promete modernizar e facilitar o acesso a serviços essenciais para trabalhadores de todo o Brasil. Prevista para ser implementada nacionalmente no primeiro semestre de 2025, a iniciativa começa com um projeto-piloto no Rio de Janeiro, que será inaugurado na próxima quarta-feira (11).

A Una busca agilizar o atendimento ao cidadão, permitindo que solicitações sejam feitas de forma mais prática e com maior segurança. Por meio da plataforma, será possível realizar o envio de documentos digitalizados, acompanhar o status de demandas e até remarcar agendamentos, seja para serviços presenciais ou remotos.

A ferramenta também trará benefícios internos ao ministério, ao integrar processos eletrônicos, autenticar protocolos pela plataforma Gov.br e centralizar o gerenciamento de serviços. Isso deve garantir maior controle, eficiência e confiabilidade nas operações realizadas por superintendências, gerências e agências regionais de Trabalho e Emprego.

Ministério do Trabalho

O Ministério do Trabalho informou os serviços disponíveis na Uma, que serão, inicialmente, os seguintes:

  • Solicitação da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais): obrigatória para empresas e importante para comprovações trabalhistas.
  • Agendamento e dúvidas sobre a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS): digital e física.
  • Solicitações sobre o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados): utilizado para monitoramento de admissões e desligamentos no mercado de trabalho.
  • Consultas e agendamentos sobre o abono salarial, seguro-desemprego e registro profissional.

Transformação Digital

O secretário de Trabalho e Emprego destacou que a Una é parte do esforço do governo para modernizar os serviços públicos, tornando-os mais acessíveis e alinhados às necessidades dos cidadãos. “Com a Una, buscamos oferecer um atendimento mais eficiente e humanizado, utilizando a tecnologia para superar barreiras burocráticas e aprimorar a experiência do trabalhador brasileiro”, afirmou.

Se o piloto no Rio de Janeiro for bem-sucedido, a plataforma será expandida para outros estados ao longo de 2025, consolidando o uso da tecnologia como aliada no atendimento público. A iniciativa reforça o compromisso do ministério em simplificar processos e garantir um acesso mais democrático aos direitos trabalhistas no Brasil.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

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