Conecte-se conosco

Tecnologia

Misturar cabos pode ser arriscado: Apple avisa sobre perigo para iPhone 15

Com a mudança do sistema de carregamento do novo celular da Apple, usuários começam a cogitar o uso do cabo do Android. Veja o que as lojas da Apple falam sobre a prática.

Publicado

em

Desde que o iPhone 15 foi lançado oficialmente pela Apple, os usuários e fãs da marca ficaram muito curiosos sobre as novidades do aparelho. A principal delas, com certeza, é sobre a mudança do sistema Lightning de carregamento para o cabo USB-C.

Essa era uma demanda antiga dos usuários, pois, além da praticidade, trata-se de um sistema comum aos demais smartphones do mercado. Vale lembrar que, nesse caso, houve ainda uma pressão do parlamento europeu para que fosse feita a adequação. Não restou outra opção para a Apple, a não ser corresponder à regra vigente.

Eis que agora usuários de dispositivos da marca estão se perguntando se podem utilizar os cabos USB de celulares da concorrência ou de outros sistemas operacionais, como o Android, para carregar o iPhone 15. Nesse caso, é preciso ter certa calma e não se precipitar.

Alerta na China

Lojas da Apple na China começaram a alertar os clientes para que eles não utilizem o cabo USB-C de celulares Android para carregar a bateria do iPhone 15. O caso virou até notícia na imprensa local.

O uso indevido de cabos de outras marcas poderia, segundo as lojas, acarretar um risco de superaquecimento e prejudicar o funcionamento do aparelho.

Os vendedores estão orientando os clientes e informando que a disposição dos pinos nos conectores é diferente. A recomendação da Apple, nesse caso, é utilizar o cabo que é destinado ao aparelho da marca. Uma das lojas que está adotando essa recomendação é a Apple Store, que fica em Foshan, na província de Guangdong.

Nenhuma ocorrência

Até então, não houve relato de superaquecimento do iPhone 15, em razão do uso de um cabo USB-C de outra marca. Apesar disso, as lojas na China mantêm a posição, mesmo diante da visão de especialistas que acreditam que essa postura, na verdade, seria apenas uma forma de valorizar o próprio acessório.

A Apple ainda não divulgou nenhum comunicado oficial sobre problemas causados no celular em decorrência do uso de um cabo que não tenha sido fabricado pela marca. Como as vendas do iPhone 15 apenas começaram, é melhor ter cautela nesse aspecto e aguardar um tempo maior para saber como a empresa vai se posicionar.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS