Economia
Mito ou verdade: desligar a geladeira à noite reduz a conta de luz? Veja
Descubra agora se desligar a geladeira antes de ir dormir é uma prática que ajuda a diminuir a conta de energia.
A conta de luz é um dos principais vilões no orçamento dos brasileiros. Por isso, cada vez mais pessoas buscam formas de economizar e amenizar a fatura no final do mês. Um dos métodos mais populares é desligar a geladeira durante a noite.
Essa prática inclusive viralizou no famoso reality show “Pesadelo na Cozinha”. Em um episódio, foi mostrado que o dono de um restaurante desligava o refrigerador do estabelecimento durante as horas noturnas, para que o gasto energético fosse menor.
Agora, será que isso realmente dá certo ou é apenas mito? Existe algo que comprove que isso ajuda a poupar energia? Hoje, nós vamos descobrir isso e entender como o sistema desse eletrodoméstico fundamental para o dia a dia funciona.
Desligar a geladeira é efetivo?
A resposta para essa questão é um sonoro não. Desligar a geladeira durante a noite não ajudará a diminuir a conta de luz e pode até mesmo aumentar o consumo. Isso ocorre porque, quando o eletrodoméstico é religado, o seu compressor atua mais intensamente para restaurar a temperatura anterior ao desligamento.
Esse reforço exige uma quantidade extra de energia e aumenta os gastos. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), essa ação só faria sentido se a interrupção do fluxo energético durasse muitos dias seguidos.
O órgão ainda explica que a verificação do estado da porta de vedação do eletrodoméstico é uma atitude muito mais eficaz para garantir um uso melhor da eletricidade. Vale lembrar que as vedações são essenciais para que o frio interno seja preservado e, assim, o refrigerador opere de maneira mais eficiente.
Caso essas estruturas apresentem desgastes, o motor do item precisará trabalhar mais intensamente para manter as temperaturas, o que consequentemente custará mais energia. Por fim, outra maneira de otimizar o consumo é optar por produtos com o selo Procel e afastar o objeto de fogões e fornos, ambos fontes abundantes de calor.

-
Empresas2 dias atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Carreira21 horas atrás
7 faculdades são o ‘passaporte de ouro’ para quem deseja trabalhar em bancos
-
Economia2 dias atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto
-
Tecnologia9 horas atrás
Recebeu mensagem da Justiça no WhatsApp? Pode não ser golpe; veja por quê
-
Finanças23 horas atrás
Caixa tem a solução financeira para brasileiros com nome negativado
-
Tecnologia1 dia atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Tecnologia1 dia atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança
-
Finanças11 horas atrás
Parece perfeito, mas não é: o truque escondido nos apartamentos decorados