Conecte-se conosco

Automobilística

Mito ou Verdade? Janelas abertas consomem mais combustível

Especialistas fizerem alguns testes e você vai se surpreender com algumas de suas conclusões.

Publicado

em

Em termos de preferência, é um fato que há aqueles que preferem viajar de carro com as janelas abertas e aqueles que preferem viajar com o ar-condicionado ligado e as janelas fechadas.

Ambas as formas podem ser muito agradáveis, a depender do gosto pessoal, do tempo, do clima, da estação e dos locais por onde se irá passar no caminho. Além, é claro, da origem e do destino.

Isso porque existem lugares um tanto perigosos, em que as janelas ficarem abertas não é uma opção. Ou até podem ficar, mas o próprio vento, ao invés de ser refrescante, é, na verdade, abafado.

Então, é claro, que nem sempre é apenas uma questão de preferência. Cada situação demandará uma escolha diferente para se alcançar o maior conforto possível.

Contudo, também existe mais um fator que deve ser considerado. E quando as pessoas pensam nele, acabam tendo uma ideia equivocada: o ar-condicionado, de fato, gasta mais combustível?

Talvez a ideia de que o ar-condicionado gasta mais gasolina seja tão reproduzida que ninguém sequer para testar se essa “lenda” é verídica. Mas agora, não é preciso testar, pois uma pesquisa foi feita para responder à questão com precisão.

O teste foi feito no campo de provas da GM e o programa televisivo Autoesporte foi lá realizá-lo juntamente com um grupo de engenheiros que entendem a respeito. O carro utilizado para o teste foi o Chevrolet Onix Plus, um dos carros considerado dos mais econômicos atualmente vendidos no Brasil.

Nesse sentido, o teste foi realizado da seguinte forma: primeiro, eles deram uma volta com o automóvel a 100 km/h com as janelas fechadas e o ar-condicionado desligado. Nesse caso o consumo de combustível foi de 18,6 km/l.

Em um segundo momento, eles usaram a mesma velocidade com os vidros da parte da frente do carro abertos. Nesse caso, o rendimento foi de 18 km/l, ou seja, piorou, com um aumento de R$ 0,76.

Na terceira volta, o ar-condicionado estava ligado e as janelas fechadas. Com a mesma velocidade, o consumo foi para 17,4 km/l e o custo aumentou para R$ 2,27.

Mas há um ponto importante, apontado pelos especialistas: se subirmos a velocidade para 110 km/h ou 120 km/h, há relevante piora com as janelas abertas, enquanto com o ar-condicionado, o consumo não aumenta muito em relação à velocidade.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS