Conecte-se conosco

Saúde

Mito ou verdade: unhas precisam respirar?

Saiba o que a ciência diz sobre a necessidade de deixar as unhas ‘respirarem’ entre uma esmaltação e outra e como cuidar para que elas permaneçam saudáveis e bonitas.

Publicado

em

A discussão sobre se as unhas precisam ou não “respirar” entre uma esmaltação e outra é um tema recorrente no mundo da beleza.

Por muito tempo, a crença popular sustentou que era essencial dar um intervalo entre as manicures para permitir que as unhas se recuperassem. No entanto, de acordo com dermatologistas, essa ideia é mais mito do que ciência.

O mito das unhas que precisam ‘respirar’

A ideia de que as unhas precisam de um período sem esmaltes para “respirar” é uma noção amplamente difundida, mas carece de embasamento científico.

A dermatologista Michele Monteiro, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), destaca ao portal Vogue que as unhas não têm estruturas respiratórias. Portanto, a expressão “deixar as unhas respirarem” é um equívoco.

Cuidados adequados com as unhas

Embora não seja necessário dar um intervalo prolongado entre as esmaltações, é fundamental adotar cuidados adequados para manter as unhas saudáveis:

  1. Usar sempre produtos de qualidade e livre de substâncias potencialmente prejudiciais.
  2. Manter as unhas e cutículas bem hidratadas mesmo após a esmaltação, usando óleos ou cremes específicos.
  3. Mesmo não sendo obrigatório, faça alguns intervalos de alguns dias entre esmaltações, para evitar o enfraquecimento das unhas.
  4. Os alongamentos podem ressecar muito as unhas, então evite-os sempre que possível.
  5. Não lixar a superfície das unhas, pois a queratina pode acabar sendo danificada com essa prática.
  6. Ter uma alimentação saudável e equilibrada, pois, assim como a pele e o cabelo, as unhas também necessitam de nutrientes para que sejam sempre fortes e saudáveis.
  7. Retirar a cutícula em excesso também deixa a unha desprotegida, aumentando o risco de infecções bacterianas ou até mesmo a proliferação de fungos.
  8. Usar unhas no formato arredondado é uma proteção contra a quebra nas mãos. Já nos pés, o formato quadrado é o mais indicado, pois evita a unha encravada.

Precauções contra problemas nas unhas

Evitar o uso prolongado de esmaltes é uma medida sensata para prevenir problemas nas unhas, como enfraquecimento, amarelamento e até mesmo o surgimento de fungos. No entanto, não é necessário deixar as unhas totalmente sem esmalte por longos períodos.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS