Conecte-se conosco

Saúde

Mocinhas ou vilãs? Médicos fazem revelação surpreendente sobre o consumo de frutas e notícia causa surpresa

Médicos especialistas alertam para os malefícios do consumo excessivo de frutas. Segundo eles, isso pode causar até mesmo obesidade.

Publicado

em

As frutas são uma deliciosa maneira de ter uma alimentação muito mais saudável, sendo itens indispensáveis para uma boa dieta. Porém, muito se engana quem acha que elas não podem fazer mal, ainda que sejam consumidas em excesso.

Sim, essa afirmação pode parecer até absurda, mas os frutos carregam substâncias que, se ingeridas acima da quantidade adequada, podem causar danos ao organismo, tanto de humanos quanto de animais. Portanto, moderação é a chave para manter a saúde equilibrada.

Um dos componentes presentes nesses alimentos e que pode ser prejudicial chama-se frutose. O nome é bem sugestivo, concorda? Segundo alguns médicos, ela pode aumentar a quantidade de ácido úrico presente no sangue, o que faz com que haja uma maior probabilidade de o indivíduo desenvolver pedras nos rins.

Além disso, os estudos também mostraram que uma maior quantidade de frutose reduz a concentração de ácido nítrico, responsável por dilatar e relaxar os vasos sanguíneos, prejudicando pessoas que possuam quadros hipertensivos e que demandem cuidados.

Frutas demais podem causar obesidade!

Sim, a afirmação até pode não fazer nenhum sentido, mas médicos e especialistas asseguram de que esse risco existe. De acordo com estudos realizados em pacientes que sofriam com obesidade, o consumo massivo de frutas contribuiu para o problema.

Tal fato ocorre também por conta da frutose, a nossa grande vilã, que é capaz de causar um aumento nos triglicerídeos, gerando maior acúmulo de gordura abdominal , lembrando que isso também aumenta em muito o risco do desenvolvimento de doenças com origem cardiovascular.

Infelizmente, o fígado pode igualmente ser afetado, pois o órgão processa a frutose e pode ficar sobrecarregado quando a quantidade ultrapassa os níveis normais.

Por isso, evite problemas e consulte um nutricionista. Somente ele poderá te passar uma dieta eficaz e que não coloque a sua saúde em risco. Abaixo, conheça algumas frutas que devem ser evitadas (exageradamente):

Banana

Talvez um dos alimentos mais consumidos aqui no Brasil, já que ela é nativa dessas terras. A banana possui potássio, que é ótimo para manter os ossos e juntas funcionando perfeitamente. Porém, ao ser consumida em excesso, pode causar dor de estômago, diarreia e vômitos.

Crédito: Hanna_photo/Shutterstock

Cereja

O ácido cianídrico presente na cereja é inofensivo em pequenas doses, mas, quando a quantidade aumenta, isso pode causar tontura, confusão mental, desmaios, dores de cabeça e severos problemas estomacais. Outro fruto cuja degustação requer muita cautela.

Crédito: Melica/Shutterstock

Tomate

Sim, o tomate é uma fruta, e não um legume, embora muita gente não saiba disso. O alimento em si não possui componentes tóxicos, mas as folhas e o caule contêm uma substância chamada de glicoalcaloide, que pode ocasionar problemas de estômago e nervosismo.

Crédito: PhotoRK/Shutterstock

Por fim, é importante destacar que os frutos são importantes fontes de fibras, vitaminas e sais minerais fundamentais para a manutenção da vida humana, então você não precisa excluir esses itens da sua mesa.

A única coisa que os nutricionistas pedem é MODERAÇÃO, ainda mais para quem sofre de doenças que podem ser agravadas pela frutose.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS